Variações de Luta-Livre

variacoes-de-luta-livre-hugo-alex
A Luta-Livre tem uma série de variações, em cada parte do mundo é comum encontrarmos uma forma particular de treinar e efetuar os golpes de estilo, bem como existem golpes novos em cada estilo.

Catch as Catch Can

Esta variante – também chamado de Luta Livre Estilo Livre – é o verdadeiro herdeiro da clássica Luta-Livre Greco-Romana (que por sua vez é herdeiro do Pankration). É o mais popular desporto com estilos ensinados nos Estados Unidos e Canadá. Embora proíba pontapés e asfixia, também tem uma grande variedade de contato corpo-a-corpo. Os jogos variam conforme o período e seus regulamentos.

Luta Greco-Romana

Esta variação, a mais popular na Europa, foi desenvolvida no século XIX, na França. Proíbe Tripping e Pins ou golpes com as pernas.

Luta-Livre Profissional

Esta é a variação mais comum e conhecida popularmente de Luta-Livre (Wrestling). É um teatro, usando-se um grande auditório e figurino espalhafatoso. Um certo número de lutadores profissionais entraram no circuito Street Fighter apenas para descobrir que sua postura e desempenho são pouco aproveitáveis no ringue. Luta-Livre profissional não é considerada um legítimo esporte competitivo.

Vale-Tudo (MMA)

Este é o estilo mais frequentemente procurado pelos Street Fighters que não gostam – ou necessitam – das restrições impostas pelas outras variações. É essencialmente “Catch as Catch Can”, mas sem qualquer regulamento formal. Algumas escolas ensinam esta variação de Luta-Livre; outros Wrestlers (lutadores deste estilo) aprendem um dos modelos formais (normalmente Jiu Jitsu, Muay Thai ou Boxe) e, em seguida, se adaptam rapidamente no ringue.

Luta-Livre Folclórica

Esta variação é especial, normalmente não encontrada fora de um determinado país ou região. Algumas variações:

Sanbô: luta-livre russa, onde o tamanho e músculos do lutador é que decidem quem sairá vencedor.

Sumô: luta-livre japonesa, cheia de restrições de golpes (socos de mão fechada são proibidos, por exemplo) e mais chia ainda de tradições.

Luta-Livre Nativo Americana: praticada pelos índios norte-amricanos, mais do que um esporte físico, usa a fé e os espíritos dos totens como aliados nos combates.

Variações de Luta-Livre

Lucha-Libre: luta-livre tradicional mexicana, cheia de golpes espalhafatosos e gritos de guerra, sem esquecer de suas máscaras, símbolo de status entre os luchadores!

Yagli Gures: tradicionalmente Turca – Pehlivan é uma divisão do campeonato. Esses lutadores são campeões na Turquia, o estilo traz de volta o Império Otomano e as lutas geralmente acontecem em arenas enlameadas ou com graxa, o que torna difíceis as finalizações de apresamentos.

Córnish Wrestling: praticado em Cornwall, Inglaterra há mais de 15 séculos e tendo sido usado como base para outras formas de wrestling britânico como Cumberland, Westmorland, Devon e Lancashire Wrestling.

Glimae: Luta-Livre Islandesa com fortes características espirituais e vínculo com o elemento gelo.

Ssireum: wrestling da Coreia, junto do Tae kwon Dô, um dos esportes nacionais, possuindo algumas semelhanças com o Sumô japonês.

Shuai Jiao: wrestling da China que remonta há 4 mil anos atrás, geralmente associado como uma variação “livre” do Kung Fu.

Schwingen: wrestling da Suíça, também chamado de Hoselupf, com muitas semelhanças com o Judô japonês.

Pehlwani, Pahlavani e Koshti: diferentes nomes para o mesmo wrestling do sul da Ásia, comum em países como Índia e Irã, do antigo império Persa.

Lotta Campidanese: wrestling tradicional da Itália, quase extinto atualmente devido à sua violência.

Khuresh e Kurash: wrestling do sul da Sibéria e Uzbequistão, com muitas similaridades com o Yagli Gures, exceto pelo não uso de óleo.

Galhofa: conhecida como a única arte marcial de origem portuguesa, luta-se de tronco nu e descalço, com regras semelhantes à luta greco-romana. De cunho tradicional, era usada como rito de passagem do adolescente para a idade adulta.

Huka-huka: wrestling nativo do Brasil, praticado pelo povo Xingu. Semelhante à Luta-Livre Nativo Americana, mas com a batalha sendo iniciada com os lutadores ajoelhadas, bem próximos um do outro.

Backhold Wrestling: luta-livre popular europeia, com poucas variações localizadas como o Scottish Backhold da Escócia e o Glimae da Islândia.