As Tríades e Tongs Chinesas

Tríades Chinesas

Depois da destruição do templo de Shaolin, e como a dinastia de Manchu desarraigou outras instituições chinesas, os artistas marciais distribuíram-se pela zona rural. Alguns ensinaram suas habilidades para viver, enquanto outros viraram bandidos. Escolas se tornaram centros de dissensão onde propaganda anti-imperial era difundida. Eles também se tornaram parte das comunidades locais, servindo como forças de polícia voluntária, centros de caridade e, em alguns casos, como os militares atuais da cidade ou os governos de aldeia.

Alguns monges Shaolin, eventualmente, ajudaram a fundar as Tríades que eram notórias sociedades secretas. No princípio, elas estavam entre as organizações mais benéficas deste tipo e ajudavam aldeias pequenas a se levantar contra governantes corruptos e provia organização e coesão para comunidades locais, também trabalhavam para causas caridosas. De alguns modos, as sociedades secretas reavivaram o espírito do herói Kung Fu mítico, como o defensor do pobre e indefeso. Muitos deles se concentraram em atividades revolucionárias. Podemos atribuir a tais sociedades, quase todas as revoluções contra a dinastia Manchu.

Durante um século depois da destruição do templo de Shaolin, uma sociedade secreta eventualmente iniciaria o fim da dinastia Manchu, embora inconscientemente. O Ho Chan, ou “Punho Correto e Harmonioso,” para história ficaram conhecidos como os “Boxers”, assim chamados pelos europeus por causa do seu símbolo, um punho, e por suas práticas de artes marciais, que os ocidentais consideravam um análogo asiático do boxe.

Entre os Boxers havia a convicção enganosa de que as perícias de artes marciais deles os tornava invulneráveis para armas modernas, muito acreditavam nisto, como os Dançarinos Ameríndios Fantasmas. Originalmente uma organização anti-Manchu, os Boxers logo se tornaram um grupo com sentimentos anti-estrangeiros. Isto é compreensível, considerando o que as ações Ocidentais fizeram contra a China naquele tempo: muitas nações européias estabeleceram tratados de negociação com a China à força, sempre destruindo instalações chinesas quando o governo imperial tentava trapacear nos tratados de ópio (ópio era legalizado na Europa do século XIX). Os Boxers assassinaram um incontável número de Europeus e Chineses cristãos com a autorização (ou falta de ação contrária) das autoridades chinesas, que tinham pouco amor pelos estrangeiros. Incentivados, os Boxers lançaram um ataque massivo contra as delegações européias em Pequim a 17 de Junho de 1900. Depois de dois meses, os europeus capturados foram resgatados pelas tropas ocidentais, incluindo um contigente Americano. Os Boxers, a despeito do que achavam acerca de suas habilidades, não foram páreo para o poder de fogo moderno. Pouco tempo depois, o governo imperial entrou em colapso e surgiu a República Chinesa.

Neste período de caos e controvérsia, a maioria das Tríades e sociedades secretas se transformaram em gangues de valentões lutando uns contra os outros para controle de seu território. Uma vez que lutar era o que melhor se sabia fazer nestas sociedades, a luta tornou-se o único meio de vida. Muitos voltaram-se para o crime, como traficantes de drogas e cafetões, outros meios de ganhar a vida. Estes grupos criminosos existem até hoje em Taiwan, Hong Kong e muitas Chinatowns pelo mundo. Eles são chamados de “Tongs” (embora a palavra também pode se referir a sociedades fraternais inocentes). Muitos ainda usam o Kung Fu, mas agora também equipados com sub-metralhadoras e rifles de assalto.

Código de Honra Tong

Este é um código de gangues criminosas e sociedades secretas. Um membro de uma Tong não pode trair um membro da irmandade, ou lhe negar ajuda. Ele nunca deve falar sobre sua sociedade à estrangeiros, ou revelar quaisquer nomes. A penalidade por quebrar qualquer regra é a morte, usualmente implementada de maneiras altamente criativas.

Usando as Tríades em suas Crônicas

Atualmente as Tríades estão intimamente ligadas ao crime organizado da sociedade chinesa. São gangues altamente estruturadas e com grande poder de fogo. Seus membros, sempre de descendência chinesa (estrangeiros não são aceitos) controlam toda e qualquer atividade criminosa dentro da China, muitas vezes agindo de forma a ligarem-se à organizações estrangeiras, normalmente como fornecedores de ópio.

Em Street Fighter RPG, as Tríades são sociedades secretas, em sua maioria, à serviço da Shadaloo. Bison lucra muito com o crime chinês e principalmente com os torneios ilegais chineses, onde Street Fighters de todo o mundo competem, sem saber que estão financiando o crime organizado. Existe uma Tríade muito famosa em Hong Kong, liderada pessoalmente por Xianyu e Janyu, duas Dolls a serviço de Bison. Narradores que queriam incluir as Tríades em suas crônicas não vão encontrar muito trabalho, uma vez que as Tríades são ilegais, assim como o circuito Street Fighter. Agentes da Interpol ou outra força-tarefa anti-Shadaloo, como o Delta Red, podem ser incubidos de revelar qual a ligação entre a Shadaloo e as Tríades, ou até mesmo ter de acabar com uma delas (indicada a grupos de Posto alto).

Tongs Chinesas