Turnos de Combate Online

Ibuki-makoto-intro

Durante a noite do dia 14/04/2009 ocorreu o 1º Playteste para o Circuito Online da Street Fighter RPG Brasil. Durante o playteste os participantes puderam testar as regras do torneio e as próprias habilidades de combate em 2 emocionantes lutas.

Nestas lutas também foram vistas falhas no sistema de combate online que foram corrigidas.

O objetivo deste post é formalizar a execução de turnos dentro de um combate online, futuramente podem ocorrer revisões, portanto é aconselhável ver se houveram modificações (haverá uma data no início do post indicando a data da última alteração) antes do início de um torneio.

Modelo de Turno

Estes passos repetem-se turno após turno até o fim do combate (10 turnos) ou nocaute de um dos lutadores.

Jogadores que não estiverem lutando não podem ter conversas paralelas ou serão bloqueados, os mesmos podem somente assistir e comentar os acontecimentos da luta durante a fase 11 do modelo de turno (ver abaixo) como se fossem espectadores na beira da arena “Vai lá cara! Não deixa barato!”.


Fase 1)
o Narrador diz o numero do turno e a quantos hexes de distância estão os lutadores. Se este não for o 1º turno, ele dirá a Saúde dos lutadores também. Assim que for dito a palavra “Fight!” os lutadores devem executar a 2ª fase.

Fase 2) Os jogadores enviam por mensagem privada (basta digitar /mp mensagem) a manobra que irão utilizar e a velocidade dela. Os lutadores tem 10 segundos para enviarem as suas manobras ou ficarão atordoados neste turno. Assim que ambos lutadores tenham enviado suas manobras por mensagem privada ou acabar os 10 segundos, inicia a 3ª fase.

Fase 3) O Narrador declara a velocidade dos dois e diz para o lutador mais lento descrever a sua ação. O Narrador pode narrar algo aqui, mas só quando ele solicitar a descrição para o lutador mais lento é inicia a 4ª fase.

Fase 4) O lutador mais lento descreve a ação completamente, revelando o golpe se pretende usá-lo, e de preferência, em unica linha. Assim que ele terminar a descrição inicia a fase 5.

Fase 5) O jogador mais rápido diz aonde interrompe (antes do oponente se movimentar, após ele se movimentar 1 hexe, etc) e descreve sua ação completamente em uma linha. Assim que ele terminar a descrição inicia a fase 6 (se o jogador mais lento quiser e puder) ou pula para a fase 7.

Fase 6 [opcional]) O jogador mais lento diz se usará uma Manobra de Interrupção (Jump ou Bloqueio) ao custo de 1 Força de Vontade. Se ele usou Jump para fugir do ataque adversário, o Narrador deve analisar se ele obteve sucesso ou não (ex: exigindo um teste de Destreza + Esportes para esquivar de projéteis).

Fase 7) O Narrador autoriza a rolagem de dano.

Fase 8) lutadores rolam o dano, e descrevem efeitos extras como gasto de Força de Vontade para aumento de dano (Esforço Extra), se estão usando um Combo, etc. Em caso de dúvida, é obrigação do defensor declarar sua absorção (Vigor ou Vigor + Bloqueio quando aplicável) e o atacante descrever seu dano (ex: Força + Técnica + modificador).

Fase 9) jogadas “entre turno” são feitas, se necessárias. Exemplo: teste de Força para se soltar de apresamentos sustentados.

Fase 10) O narrador faz uma curta narrativa dos acontecimentos do turno, abrindo brecha para a fase 11.

Fase 11) lutadores podem interpretar seus personagens declarando uma frase rapida de acordo com o que aconteceu neste turno. Aqui os demais participantes do torneio que estão assistindo a luta, podem lançar frases de motivação para um dos jogadores.

Exemplo de Turno

GM: Vocês estão a 1 hexe de distância um do outro. Ambos estão com toda a Saúde. Turno 1: Fight!
Jogador 1: /pm 5 jab
Jogador 2: /pm 2 roundhouse
GM: Jogador 1 ganha (5 a 2). declare Jogador 2.
Jogador 2: vou aproximar 1 hex e usar meu roundhouse kick
GM: Jogador 1?
Jogador 1: eu vou interromper antes do movimento e avançar uma casa para usar meu jab. Posso causar o dano?
Jogador 2: eu vou mudar para bloqueio gastando FdV, não quero levar esse Jab (rsrsrsrsrs)
GM: Jogador 1 pode rolar o dano do jab contra a absorção do jogador 2.
Jogador 2: tenho abs 5 (Vig 3 + Block 2)
Jogador 1: vou gastar 1FDV pra aumentar dano
GM: Ok, jah anotei.
Jogador 1: /2d10
GM: 1 acerto. Jogador 2 está com Saúde 9, ele terá +2 Vel em função do Bloqueio no próx turno. Jogador 1 está sem um arranhão.
GM:O Jogador 2 estava preparado para chutar quando viu que o soco do oponente iria acertá-lo em cheio, não pensou duas vezes e decidiu bloquear, fazendo com que o soco pegasse de raspão.
Jogador 2: “Sabe como é, o seguro morreu de velho!”
Jogador 1: “Vamos ver se você aguenta o meu próximo golpe! Estou só me aquecendo!”
Jogador 3: “Vai lá Jogador 1! Mostra pra ele!”
GM: Vocês estão em hexes adjacentes. Saude: Jog1 (10×9) Jog2. Turno 2: Fight!


…e assim sucessivamente…