Esforço Extra

Em determinadas situações, é imprescindível que o seu personagem Street Fighter se saia bem sucedido em determinada tarefa, ou que ele tenha de derrubar o adversário no próximo ataque, etc. Em casos de pressão como esses, o jogador pode fazer com que seu personagem se esforçe mais do que o normal para realizar aquela tarefa. Isto chama-se Esforço Extra.

Realizar um Esforço Extra consome 1 ponto temporário de Força de Vontade do personagem. Somente um Esforço Extra pode ser realizado por turno, concedendo ao jogador mais um dado no teste que irá realizar neste turno, ou seja, se o lutador vai atacar o oponente e necessita do maior dano que puder provocar para derrubá-lo, ele pode gastar 1 FDV para ganhar +1 dado de dano na sua rolagem.Também é possível que o personagem esteja em meio à uma furiosa perseguição de um veículo da Shadaloo, e ele não pode perdê-lo de vista. Realizando um Esforço Extra, este personagem ganha +1 dado em seu teste de Condução + Destreza para desviar dos outros veículos da estrada.

Lembre-se que o Narrador é a palavra final quanto a poder ou não realizar um Esforço Extra. Este é um recurso que deve ser controlado arbritariamente, visto que se usado em demasia ele fornece aos jogadores uma ferramenta poderosa, principalmente em combates. Os Narradores deveriam permitir Esforços Extra somente em golpes decisivos ou situações extremamente importantes, onde falhar não é uma opção! Não deixei que o uso de um Esforço Extra se torne algo trivial e feito a qualquer momento. Permita-o apenas em combates memoráveis. É certo que Ryu usou um Esforço Extra no Shoryuken que rasgou o peito de Sagat e o sagrou campeão.

Esforço Extra