Setagaya Kanzuki Tournament

setagaya-tokyo
Este é um tradicional torneio de briga de rua que aconteceu em Setagaya, um distrito residencial japonês, o mais populoso de Tóquio. Sua primeira edição, sediada no início da década de 90, contou com grande apoio de mídia e alcançou a notoriedade de atrair grandes campeões a época graças ao investimento em marketing realizado pelas empresas da família Kanzuki, uma das mais ricas do mundo e a mais poderosa do Japão.

Sua ideia, bem original, veio da mente de karin kanzuki, uma exímia lutadora de artes marciais desde a adolescência, assim que teve sua primeira derrota em combate para a lutadora Sakura Kasugano, outro prodígio das artes marciais. Ela queria uma maneira de não apenas provar que seu estilo de combate era melhor que o de Sakura, mas que era melhor do que o dos melhores lutadores do mundo à época. Foi o mais próximo que se teve de um Torneio de Guerreiros Mundiais na época de Street Fighter Alpha, embora não seja considerado oficialmente como um, devido ao volume de campeões presente.

Para a primeira edição do torneio foram enviados diversos convites para os mais habilidosos lutadores que a rede de contatos de Karin encontrou, incluindo diversas modalidades e até mesmo Duelistas. Os mais notáveis combatentes presentes foram:

Não haviam chaves de luta e sequer arenas, cada lutador recebia um broche quando chegava ao bairro e a quebradeira já começava na estação de trem de Setagaya, quando os lutadores percebiam que chegavam ao distrito. As ruas foram fechadas graças aos contatos na prefeitura e qualquer esquina podia virar uma arena improvisada, bastando que dois lutadores se encontrassem. Uma derrota e você estava fora, uma vez que o campeão pegava a insígnia do derrotado para si, que não podia mais competir. No fim, por seleção natural, os lutadores iam sendo eliminados sendo que nas finais da primeira edição Ken venceu Dan e Karin, Sakura venceu Maki e Lee, e a final foi entre Ken e Sakura, sendo que o americano levou à melhor depois de uma excelente disputa.

Como dito anteriormente, muitos lutadores consideram este o segundo torneio mundial Street Fighter, enquanto outros torcem o nariz por não ter sido organizado por um Guerreiro Mundial, mas sim por uma estudante rica e mimada. De qualquer forma, a sua importância para o circuito é grande uma vez que daí surgiram grandes nomes que mais tarde viriam à ingressar as fileiras dos Guerreiros Mundiais, como Sakura e Karin, na época bem jovens. Rumores indicam que Karin estaria organizando uma nova edição do torneio, para uma revanche contra Ken Masters e, é claro, sua eterna rival, Sakura.

karin-sakura-namcoXcapcom

* Fontes: torneio criado por Fernando Jr da SFRPG Brasil baseado nos acontecimentos do mangá Sakura Ganbaru de Masahiko Nakahira, grande influência para série Alpha de Street Fighter.