Lutando com Facas

Lutando com Facas

Um personagem que deseje lutar com facas, obviamente deve possuir no mínimo 1 ponto na Técnica com Arma: Faca. Este ponto inicial lhe garantirá acesso às Manobras Básicas com Faca, bem como aos modificadores da faca quando estiver portando a mesma (personagens que usem uma faca sem ter no mínimo  ponto na técnica necessária, recebem penalidades adicionais, veja mais abaixo). Esses modificadores devem ser utilizados sempre que o lutador estiver lutando com a Faca:

  • o Dano calculado com Força + Técnica com Faca + Modificador de Dano da Faca + Modificador da Manobra; 
  • a Velocidade é calculada com Destreza + Modificador de Vel. da Faca + Modificador da Manobra; 
  • o Movimento como Esportes + Modificador de Mov. da Faca + Modificador da Manobra.

É importante que o jogador esteja ciente das regras para lutas com armas e que que ele deve preencher cartas de combate com as manobras básicas com Faca. Note que esta técnica também torna o personagem proficiente no uso de Garras (assim como Vega). 

Tipos de Facas e Modificadores

Existem algumas variantes de facas, desde facas improvisadas (como um navalhas e cacos de vidro) até as facas-borboleta, fáceis de ocultar e mortais. Todas as Facas e Garras a seguir podem ser manejadas por quem possuir no mínimo 1 ponto na Técnica com Faca. Para quem não possuir a Técnica com Faca, diminua em -1 os modificadores de Velocidade e Movimento das facas/garras e desconsidere a Técnica com Faca para os cálculos.

Bagh Nakh

Esta arma, conhecida como “Garras do Tigre”, consiste de uma espécie de Soco Inglês, porém com garras protuberantes que ficam à frente dos punhos. Técnica Básica: Faca. +1 Velocidade, +1 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte. Empunhadura: Nenhuma.

Balisong

Esta é uma pequena faca que possui uma lâmina de 15cm conciliada em um manejo fechado-aberto, sendo facilmente ocultável. Ela é popularmente chamada de “Faca Borboleta”. Técnica Básica: Faca. +2 Velocidade, +1 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte ou Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.

Canivete

Esta arma, com uma lâmina retrátil, é uma ds favoritas dos criminosos. Técnica Básica: Faca. +2 Velocidade, +2 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte ou Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.

Faca

Lâmina curta e afiada que pode ser qualquer coisa, desde um estilete até uma faca de sobrevivência. Técnica Básica: Faca.+2 Velocidade, +1 Dano, +0 Movimento. Quando arremessadas, facas possuem os seguintes modificadores:  Técnica Básica: Arremesso. +0 Velocidade, +0 Dano, +0 Movimento. Alcance: Força + Arremesso. Tipo de Dano: Corte ou Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.

Faca Borboleta (verdadeira)

Esta curta espada de lâmina larga, muito utilizada em pares, é popular entre praticants de Kung Fu.  Tipo de Dano: Corte ou Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.

Foice/ Faca de Combate

Esta ferramenta pode ser uma arma mortal, e era por vezes usada pelos ninjas feudais quando agiam disfarçados como simples fazendeiros. Técnica Básica: Faca. +0 Velocidade, +3 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte. Empunhadura: Uma Mão.

Katar (Adaga de Soco)

Esta arma Sul Asiática consiste de uma barra e uma larga e triangular lâmina que se estende à frente do punho do lutador. Por causa de sua estrutura que envolve a mão do lutador, pode ser usada como uma luva para bloquear ataques com lâminas dos adversários. Técnica Básica: Faca ou Soco. +2 Velocidade, +3 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte ou Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.

Kris

Uma longa adaga com uma lâmina ondulada, a kris corta facil e profundamente. Ela é a arma tradicional do estilo Silat. Técnica Básica: Faca. +2 Velocidade, +3 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte. Empunhadura: Uma Mão.

Navalha/Faca Improvisada

Esta é uma lâmina estreita usada em combate. Capoeiristas usam muito em situações acirradas. Técnica Básica: Faca. +2 Velocidade, +2 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Corte. Empunhadura: Uma Mão.

Sai

Esta adaga lembra um longo garfo, cujas pontas afiadas se estendem entre os dedos do lutador. Ela é desenhada para capturar e bloquear ataques com armas do oponente, bem como para fazer perfurações. Ela também pode ser manejada como uma faca, com as mesmas estatísticas de uma faca normal. O Sai concece +1 de Absorção quando aparando ataques inimigos e fornece +2 dados para realizar Desarmes em inimigos. Técnica Básica: Faca. +1 Velocidade, +0 Dano, +0 Movimento. Tipo de Dano: Perfuração. Empunhadura: Uma Mão.