Judô

Judô é um “Dô”, um “caminho” e não uma arte marcial de combate; enquanto que o Jiu Jitsu é uma arte marcial que emprega as mesmas técnicas do Judô em combates de verdade, como um legítimo “Jutsu” (originalmente era chamado de Jujutsu).

A primeira arte marcial Oriental a se tornar popular no Ocidente, o Judô veio à América depois da Segunda Guerra Mundial quando soldados americanos tiveram contato com esta arte marcial no Japão. O Judô original era uma forma artística do Jiu jitsu, concentrado principalmente em projeções e travas de braço, pernas e pulso. Foi desenvolvido no Japão entre os séculos XV e XVIII (jujutsu original) e reformulado por Jigoro Kano no século XIX (originando o Judô).

Quando se fala de combate com Judô, fala-se de Jiu jitsu. Baseado em manobras de imobilização, não exige de seus praticantes grande massa muscular. Sua meta é levar o adversário ao chão e colocá-lo fora de ação – justificando o velho ditado, “quanto maior a árvore, maior o tombo”. O Judô é uma arte marcial pacifista e graciosa, que utiliza o próprio peso do oponente para derrotá-lo. A falta de golpes traumáticos no Judô vem do fato de que no contexto que foi criado (Japão feudal), um soco era inútil contra as armaduras dos soldados.

Usualmente o jiu jitsu emprega uma combinação de chaves, travas e manobras de ataque direto, com o objetivo principal de derrubar o oponente, com os meios que forem necesários. Além disso este estilo estuda os órgãos vitais e pontos de pressão, assim como certos estilos de Kung Fu. O jiu jitsu moderno possui uma enorme variedade de “personalizações” como técnicas de kickboxe, Karatê, Aikidô e até de Boxe, muitas vezes fazendo parte do repertório dos lutadores de Vale-Tudo (MMA)!

A maioria das escolas de Judô ensinam poucas coisas a respeito de socos e chutes. No Ocidente, é basicamente um esporte olímpico, com rígidas regras que tornam sua utilidade questionável em situações reais. Os mestres de Judô iniciam o treinamento mostrando a maioria das manobras básicas aos alunos, com pouco efeito combativo, e mais artísticas. Este estilo introduziu muitos conceitos das artes marciais Orientais no Ocidente, como a graduação por “faixas” e o conceito de que até o menor e mais fraco lutador pode derrotar um grande oponente. No caso do Jiu jitsu, muitos soldados americanos que estiveram no Japão durante a Segunda Guerra Mundial aprenderam este estilo o que ajudou a popularizá-lo nos EUA, então senseis japoneses começaram a ser requisitados para suprir a demanda de alunos, principalmente nos quartéis militares onde é ensinado aos soldados como uma das disciplinas das Forças Especiais.

Personagens pertencentes ao estilo Jiu Jitsu podem ser considerados lutadores de Judô se assim o quiserem, pois as regras são as mesmas.