Jogando Sujo

Os movimentos listados abaixo são considerados Cartas de Feito e são utilizados por Street Fighters desonrados, como Birdie, mas outros, como Cody, aproveitam-se dela por estarem em desvantagem (como Cody, que está algemado). Quando faz isso, o Street Fighter joga areia nos olhos do oponente, arremessa pedras nele e outras coisas do tipo. Não importa o método, um Street Fighter sempre perde 1 ponto temporário de Honra e 1 de Glória ao usar uma dessas jogadas sujas.A velocidade desses movimentos éigual à Destreza do lutador, e amenos que fale algo na descrição do mesmo, não possuem movimento.

Cody jogando sujo!

Arremessar Pedras: ao arremessar uma pedra, o Street Fighter deve jogar a carta de Movimento, como se estivesse sacando uma arma (ele está pegando a pedra no chão). Caso o personagem tenha sido derrubado, então ele pode jogar pedras no próximo turno. Então ele arremessa a(s) pedra(s) no próximo turno. Uma pedra tem a soma em seus modificadores de 2 pontos, sendo o mínimo de -3 e o máximo de +3.

Uma pedra nunca altera o Movimento. A Técnica Básica é Arremesso, e um personagem que não tenha a Técnica tem dificuldade 7 para o dano. Se o oponente tentar se esquivar, o personagem não rola nenhum dado para acertar (pois ele não tem nenhuma Técnica!). Personagens que possuam a manobra Missile Reflection contam como se possuíssem a técnica Arremesso em um nível igual ao da sua técnica de Bloqueio, somente para fins de arremesso de pedras.

Um Street Fighter também pode jogar mais de uma pedra por turno, mas ele deve jogá-las em um único alvo. Note que cada pedra adicional aumenta a dificuldade para o dano em 1, e diminui o alcance em 1. O Alcance de uma pedra é igual à Força do atacante x3. Arremessar uma pedra é considerado uma manobra de projétil e pode ser esquivada como tal. 

Jogar Areia nos Olhos: funciona de forma similar às pedras, exceto que só causa dano se atingir nos olhos do oponente. O dano é igual a Destreza + Arremesso -4, e não pode ser absorvido pelo Vigor do oponente. Para atingir nos olhos, o personagem deve fazer um teste de Destreza + Arremesso, contra a Destreza do oponente. Se o oponente usar qualquer forma de Bloqueio, ele não é atingido. Areia tem +2 Velocidade.

Se sofrer dano, o personagem é cegado, até que ele gaste 1 turno para limpar os olhos. Se não o fizer, ele pode lutar usando Percepção + Luta às Cegas a cada turno, mas se ele falhar, ele é considerado Atordoado (Dizzy) durante o turno (a dificuldade e o número de sucessos devem ser definidos pelo Narrador).

Jogando areia nos olhos

Enfiar dedo no olho: veja a manobra especial Eye Rake.

Estapear os ouvidos: veja a manobra Ear Pop.

Golpear a genitália: obviamente só funciona contra homens. O jogador deve jogar um de seus socos ou chutes básicos em conjunto com esta carta de feito. Note que em alguns torneios isto pode significar desclassificação do lutador, principalmente em torneios de Vale-Tudo. Se um golpe na genitália do oponente causar algum dano, ele sofrerá um knockdown além do dano.

Fintar: esta carta de feito deve ser usada em conjunto de uma manobra básica de soco ou chute. Fintar permite ao lutador rolar sua Manipulação + Lábia contra a Percepção + Perspicácia do oponente. A diferença de sucessos entre as jogadas reduz a velocidade da manobra do oponente, independente de quem iniciou a finta. Ou seja, cuidado para a finta não sair pela culatra! Esta rolagem é realizada antes do turno começar, logo o modificador de velocidade da finta pode ser muito útil caso você precise ser mais rápido que o oponente a todo custo.

Para cada finta bem sucedida contra um mesmo oponente, aumenta a dificuldade da próxima vez que for fintar em +1. Caso o lutador falhe em uma finta, ficará impossibilitado de fintar sobre este mesmo oponente nesta luta. Lembre-se, fintar causa a perda de Glória e Honra assim como todas as jogadas sujas deste post.

***********************************

Fonte: Este artigo foi originalmente escrito por Eric, da Shotokan RPG, no suplemento Tempos de Glória. A idéia é trazê-lo novamente para que seja de conhecimento de quem nunca o leu e também para aumentar seu conteúdo. Enviem suas sugestões para [email protected]!

Jogando Sujo