Esta Característica indica sua consciência do ambiente à sua volta. Embora isso seja muitas vezes uma ação consciente, como quando você procura por alguma coisa, ela funciona mais intuitivamente — você simplesmente nota algo. Em termos simples, Percepção é uma sensibilidade ao mundo, um hábito de manter os olhos e ouvidos abertos, bastante comum entre crianças (para quem o mundo é um lugar vasto e misterioso) e que raramente ocorre entre os indivíduos mais maduros.
Percepção é usada para ver se você consegue compreender ou estar atento a um determinado fato ou conceito. Ela pode ajudar a indicar quão alerta você está em relação a emboscadas, as entrelinhas de um discurso político, ou as sutilezas da cor em uma pintura.
• Fraco: Você está cego para tudo menos o óbvio.
• • Médio: Você não está ciente das sutis interações que ocorrem a sua volta.
• • • Bom: Você está ciente dos temperamentos e texturas.
• • • • Excepcional: Você está constantemente atento às nuâncias da vida.
• • • • • Extraordinário: Você pode ver uma agulha em um palheiro.
Exemplos de Uso
- buscar informações sigilosas em um armário-arquivo: role Percepção + Investigação ou Procurar, o que for maior. O número de sucessos indica a qualidade das informações obtidas.
- buscar informações sigilosas em um computador: role Percepção + Computador. O número de sucessos indica a qualidade das informações obtidas. Se você precisar invadir ele antes, leia o post Computador.
- perceber intrusos visualizando diversos monitores de segurança: role Percepção + Segurança contra a Destreza + Furtividade dos invasores (se eles estiverem se esgueirando). Quem tiver o maior número de resultados vence.
- seguir rastros de um animal na floresta: role Percepção + Sobrevivência. Quanto mais acertos, mais informações o Narrador lhe passa. Ex: 1 acerto = ele foi para o norte. 2 acertos = ele foi para o norte e não está sozinho. 3 acertos = ele foi para o norte, não está sozinho e um deles está ferido.
- encontrar o livro que abre a passagem secreta na estante: role Percepção + Procurar.
- perceber a chegada sorrateira de um ninja: role Percepção + Prontidao contra a Destreza + Furtividade do ninja. Quem tiver o maior número resultados vence.
- acertar um ataque em um oponente no escuro: role Percepção + Luta às Cegas. Um sucesso garante saber a posição do oponente no escuro durante o turno inteiro.
- achar alguém escondido: teste resistido de Destreza + Furtividade de quem se esconde contra Perceção + Luta às Cegas de quem procura. A vantagem é sempre da defesa.
- Localizando Torneios: Para localizar um torneio, ou mesmo saber o que está acontecendo nas vizinhanças, o jogador deve rolar Percepção + Conhecimento de Arena. O número de sucessos irão indicar para o Narrador o quanto o personagem sabe sobre o torneio. Informação que podem ser adquiridas: nome e local do torneio, quem está gerenciando, a data do torneio, o quanto irá durar, o prêmio maior e quem está inscrevendo os lutadores.
- Estudando a Arena adversária: quando você não luta em casa, mas na arena de seu oponente, ele terá diversas vantagens por lutar em casa (vistas no post Arena). Utilizando seu conhecimento de Arenas, você pode negar essas vantagens à ele. Para estudar a arena do adversário e lhe negar suas vantagens, você deve realizar um teste de Percepção + Conhecimento de Arenas e obter um número de sucessos superior ao nível do Antecedentes Arena do oponente. Uma falha não representa nada, mas uma falha crítica pode ter efeitos ruins, a critério do Narrador.
- perceber que alguém que você não conhece está tentando te enganar: Manipulação + Lábia resistido por Percepção + Perspicácia ou Raciocínio + Perspicácia, a depender da situação.
- perceber que alguém que você conhece está tentando te enganar: o mesmo que acima, mas com dificuldade 8 no teste do mentiroso.
- distinguir membros de uma gangue em um metrô, perceber maneirismos típicos, etc: Percepção + Manha
