A Quintessência do Kung Fu

A Quintessência do Kung Fu

O Kung Fu é um sistema de luta desenvolvido na China. Seus estilos surgiram das observações dos animais e também através de outras metodologias. Segundo as lendas, seu criador foi Bodhidharma, um monge fundador do Templo Shaolin da Província de Hunan e criador da teoria do Chi. Bodhidharma desenvolveu uma série de exercícios físicos para os monges se exercitarem, uma vez que eram tão fracos fisicamente que não conseguiam nem meditar sem dormir e embora já tenha mais de 4.000 anos, a verdade é que ele continua atual porque vai se adaptando de tempos em tempos como uma arte tradicional.

Outros Nomes

Kung Fu Shaolin do Norte, Kung Fu Shaolin do Sul, Gong Fu e Gung Fu. Todas significando “Trabalho Duro”, talvez referindo-se ao duro treinamento. Além disso, Kung Fu possui diversas "variantes" como Wu Shu (“Arte Marcial”), certas variantes de Kung Fu possuem seus nomes devido ao nome do animal que representam (nome em chinês) ou da família ou templo de quem criou, como é o caso do Kung Fu Shaolin do Norte (desenvolvido no Templo Shaolin Mandarim), o Shaolin do Sul (desenvolvido no Templo Shaolin Cantonês), Wudang (no Templo de Wudang) e Wing Chun (em homenagem a esposa do criador, Wing Chun).

Histórico

O estilo Kung Fu se consolidou durante a dinastia Yuan (1206-1333 d.C.), quando um monge chamado Chueh Yuan aperfeiçoou o sistema para reunir 72 formas ou técnicas. Mais tarde, os 72 movimentos foram estudados por Pai Yufeng e Li Cheng da província Shansi. Além dos métodos de Chueh Yuan, eles também estudaram as 18 mãos de lohan de Bodhidharma e fundiram os métodos para inventar 170 técnicas. Estes 170 métodos formaram a base do atual estilo Kung Fu, um estilo que é muito complexo em seus métodos e diversificação. Pai Yu-feng ensinou que um homem tem cinco príncipios: força, ossos, espírito, tendões e Chi.

Cumprimento

Kin Lai

A "saudação tradicional" do Kung Fu que é o Kin Lai e deve ser executada com ambas as mãos: a direita fechada (representando o sol) e a esquerda aberta (representando a lua) por cima da outra mão. Essa saudação é feita para indicar respeito e agradecimento e simboliza o ditado: “usar a inteligência (mão esquerda em palma) é mais eficiente do que usar o punho (mão direita fechada)”.

Especializações

O Narrador deve se sentir livre para criar outras especializações e Kung Fu, conforme achar necessária, bem como alterar as especializações já existentes. A idéia é fazer com que um lutador de Kung Fu seja extremamente diferente de outro, assim como na vida real. O post Especializações de Kung Fu, detalha dezenas de variantes do Kung Fu, que os lutadores desta arte podem estudar, a critério do Narrador.

Além destas, os livros de regras de Street Fighter RPG apresentam outras variações de Kung Fu, como o Wu Shu, o Jeet Kune Dô e o Majestic Crow Kung Fu. Eles foram considerados pelos criadores do jogo como estilos separados e possuem tabelas de manobras próprias. Consulte a seção Estilos de Luta para maiores detalhes.