A história conhecida da Exoterra remonta a milhões de anos e aponta Onaga, o Rei Dragão, como seu primeiro governante conhecido. Embora ele acabasse sendo assassinado por Shao Kahn, os dois compartilhavam a mesma visão: expandir a Exoterra tomando outros reinos à força. Inconscientemente, ambos estavam sendo controlados por ecos do Unico Ser. Parcialmente como resultado do despotismo que ambos os imperadores exibiram, a Exoterra está em um estado de turbulência constante, embora mais sob o domínio de Shao Kahn do que sob o Onaga.
A Exoterra é um reino grande e frequentemente hostil de paisagens variadas, devido à sua natureza como um reino composto que engloba uma quantidade desconhecida de reinos conquistados e fundidos. Suas paisagens primárias parecem consistir em terrenos baldios, vastos desertos, cavernas derretidas, piscinas de ácido, florestas densas com rostos, templos e santuários sinistros e altos picos de montanhas misteriosas. A Exoterra possui muitas raças poderosas e temíveis e monstros mortais. Pequenas aldeias podem ser encontradas espalhadas por toda a paisagem e, assim como Edenia, o reino está repleto de magia. No entanto, além do palácio imperial, do templo do Rei Dragão e das cidades de Lei Chen e Z’Unkahrah, nenhuma metrópole real foi vista na série. Com base nas poucas cidades e vilas que foram vistas, tanto a arquitetura quanto a cultura material da Exoterra têm fortes semelhanças com as culturas do Leste Asiático e do Oriente Médio.
Por causa de Shao Kahn, o reino ganhou uma reputação muito ruim devido o maior número de matanças e execuções em que podem ser encontrados em todos os lugares. O clima é completamente assombrado, principalmente a vegetação como a Florestas Viva mostrando que ninguém sai vivo de lá.
A Exoterra também abriga uma cervejaria especializada na criação do Vinho da Exoterra que popularmente o mestre Bo’ Rai Cho bebe. Há rumores que muitos habitantes de Exoterra preferem vinho de arroz do Plano Terreno sendo melhor que o vinho da Exoterra.
Assim como Edenia, Exoterra também se preocupa mais com magia. Os Dragonfly desse reino tem um papel importante no transporte iguais como os cavalos do Plano Terreno.
Espécies Nativas
Devido à estrutura composta da Exoterra, nem todas as raças encontradas aqui são verdadeiramente nativas dela. Além disso, muitos dos criminosos mais procurados do Plano Terreno buscaram refúgio na Exoterra, principalmente o senhor do crime Kano. O mercenário Erron Black, nascido no Texas, também mora na Exoterra, tendo trabalhado como um mercenário ou braço direito para vários de seus imperadores.
Originalmente nativos temos:
Exoterranos (Outworlders) – Como a maioria dos habitantes dos reinos de Mortal Kombat, Os Exoterranos parecem humanos comuns, embora pareçam ter um talento maior para a magia e uma expectativa de vida mais longa. Em termos de aparência, eles tipicamente se assemelham aos povos do Leste Asiático do Plano Terreno. Alguns Exoterranos conhecidos são Li Mei, Bo ‘Rai Cho, Reiko e Skarlet.
Shokan – Descrito como “meio-humano, meio-dragão”, os Shokan são uma raça humanóide de quatro braços de estatura elevada e constituição poderosa. Eles são organizados em termos de monarquia baseada em clã e compartilham uma rivalidade feroz e amarga com os centaurianos. Goro, Sheeva e Kintaro são todos Shokan que aparecem na série.
Centauros – embora se assemelhem às míticas criaturas do reino da terra de mesmo nome, esta raça é muito mais cruel, possuindo chifres e caudas semelhantes aos de escorpiões. Os Centauros são caçadores renomados e guerreiros poderosos, e há anos vêm brigando violentamente com os Shokan. As duas raças competem pelo favor de Shao Kahn, e embora ele pareça encorajar essa animosidade até certo ponto, ele não permite que ela se transforme em uma guerra aberta que poderia ameaçar a já tênue estabilidade de seu reino. Para todos efeitos, são Híbridos Animais 5 (Cavalo).
Experimentos Genéticos – embora poucos, existem alguns experimentos genéticos que foram criados na Exoterra. A mais notável é Mileena, a híbrida meio Edeniana, meio Tarkatânea criada por Shang Tsung para Shao Kahn usando o DNA de Tarkata combinado com o de Kitana. Ela é uma executora leal e serva de Shao Kahn, a quem ela se refere como seu pai, ao qual Shao Kahn retribui o favor referindo-se a ela como sua “verdadeira” filha em vez de Kitana. Outra das criações de Shang Tsung é Meat, um experimento incompleto que escapou antes de ser concluído e que se assemelha a um humanóide sem pele. Um experimento genético criado pelo próprio Shao Kahn é Skarlet, uma Exoterrana que outrora era órfã e faminta foi levada pelo próprio Shao Kahn e renascida combinando-a com o sangue de incontáveis guerreiros e feitiçaria. Shao Kahn tratou Skarlet como sua própria filha, como Mileena, ensinando-lhe os caminhos do Blood Magik e se tornou uma lutadora feroz, eventualmente se tornando a executora pessoal de Shao Kahn.
Não-nativos ou de origem incerta temos:
Vampiros – Também conhecido como Moroi, são uma raça que faz parte da Exoterra desde que seu reino, Vaeternus, foi anexado por Shao Kahn. Eles possuem a habilidade de viajar entre reinos e são excelentes guardiões de registros. Ao contrário de outros vampiros fictícios, eles podem se mover à luz do dia na maioria dos reinos, embora sejam altamente alérgicos ao sol do reino da Terra.
Saurianos – Uma raça reptiliana virtualmente extinta que já foi governada por um matriarcado no reino de Zaterra. Originalmente do Plano Terreno, a guerra entre Raiden e Shinnok resultou em seu deslocamento e posterior assentamento em Zaterra. Apesar de sua habilidade de se misturar ao ambiente e de seu talento excepcional como caçadores, espiões e assassinos, eles geralmente são considerados escravos indignos de confiança. Para todos efeitos são Híbridos Animais 5 (Lagarto).
Tarkatâneos (Tarkatans) – Também conhecidos como Mutantes ou Nômades, os Tarkatans são uma raça nômade humanóide temida por sua natureza bárbara e que tem ataques extremos de raiva. Eles são um mestiços mutantes de demônios do Submundo e Exoterranos, e possuem dentes afiados e lâminas de metal retráteis em seus antebraços. Eles são notórios canibais e exibem um comportamento animalesco, com os homens muitas vezes tendo uma fúria assassina com o cheiro de um homem competidor. Embora seus ancestrais demoníacos tenham se originado do Submundo, os Tarkatans há muito residem nas terras devastadas da Exoterra.
Edenianos – Esta raça habita a Exoterra desde que seu reino nativo, Edenia, que perdeu 10 torneios consecutivos de Mortal Kombat para os asseclas de Shao Kahn. Biologicamente semelhantes a outros humanóides, há rumores de que os Edenianos descendem dos próprios deuses, explicando sua longevidade extremamente longa, processo lento de envelhecimento e afinidade natural com a magia. Embora muitos tenham retornado à Edenia liberada após a invasão fracassada do Plano Terreno, alguns Edenianos permaneceram na Exoterra, tendo poucas ou nenhuma lembrança de seu reino nativo e incapazes de aceitar o lugar como seu lar. Traidores e desertores de Edenia incluem Rain, Tanya e Daegon.
Osh-Tekk – Uma raça humanóide com poder sobre a luz do sol e uma grande vulnerabilidade à escuridão. Eles se originam do reino de Osh-Tekk, que foi anexado por Shao Kahn há milênios. Devido aos esforços de Reiko e Goro, a raça Osh-Tekk foi levada à quase extinção; Kotal Kahn é o único membro sobrevivente depois que seu pai, Kotal K’etz, foi morto. Os líderes do Osh-Tekk são pintados com tinta azul. Para todos efeitos são Sub-Elementais (Luz).
Kytinn – Uma raça consciente de humanóides coloniais semelhantes a insetos do reino da ilha de Arnyek. Seu reino foi facilmente conquistado por Shao Kahn devido à falta de defesas, e os Kytinn viveram na Exoterra desde então. Eles crescem de larvas semelhantes a vermes dentro dos corpos das vítimas, emergindo delas como se fossem um casulo, às vezes segundos após sua implantação. Quanto mais forte for o hospedeiro dos vermes Kytinn, mais forte será o Kytinn resultante. Por exemplo, um Kytinn emergindo de um dos Elder Gods sendo quase imparável. A única Kytinn conhecida na série até agora é a guerreira D’Vorah. Nenhum membro masculino desta raça foi visto ainda. Para todos efeitos são Híbridos Animais 5 (Inseto).
Criomantes – Uma raça Edeniana exilada com uma afinidade natural pelo gelo. Em termos de aparência, eles tendem a se assemelhar a humanos muito pálidos, geralmente com fragmentos de gelo saindo de seus corpos. Embora agora estejam extintos, alguns descendentes espalhados desta raça vivem no Plano Terreno, particularmente Kuai Liang, Bi-Han e Frost. É revelado na linha do tempo atual que Sindel baniu os Criomancers de Edenia há muito tempo durante seu governo com o Rei Jerrod, no entanto, como ou quando eles morreram permanece desconhecido. Para todos efeitos são Sub-Elementais (gelo).
Mapa da Exoterra

1 – Planícies Árticas
2 – Templo Lung Hi
3 – Floresta Proibida
4 – Palácio de Shao Kahn
5 – Vale dos Mortos
6 – Os Místicos
7 – Cânion do Tambor
8 – Terra dos Shokan
9 – Montanha Eterna
10 – O Abismo de Fogo
11 – Palácio Shokan
12 – O Deserto Dourado
13 – Selva Kuatan
14 – O Mar das Almas
15 – O Grande Pântano
16 – A Ilha do Medo
17 – Fortaleza de Quan Chi
18 – Mar de Gelo
19 – Crepúsculo Milenar
20 – Penhascos Rosados
21 – As Pedras Flutuantes
22 – A Nethernave
23 – Forestas da Perdição
24 – Cidade de Lei Chen
25 – Montanhas Lei chen
26 – Penhascos do Trovão
27 – Terras Áridas
28 – Dunas Rolantes
29 – Baía de Maul
30 – Colinas dos Centauros
31 – Campos Carmesim
32 – As Terras Altas
33 – Portão Norte
34 – Os Picos Negros
35 – A Floresta Viva
36 – Ilha dos Anciões
37 – Edenia Perdida
38 – O Portal