Toques Finais

Toques Finais

Uma vez que você tenha o conceito da história em mente, vá em frente e trace as linhas gerais da trama. Tente trabalhar com os componentes básicos em mente, ou até mesmo escreva-os no papel. Dê uma boa olhada na sua trama: veja se existem áreas onde você possa colocar mais suspense, ou cenários interessantes, ou mudanças inesperadas na direção da trama, ou mais oportunidades para que as decisões dos personagens mudem o final da aventura.

Esta última parte é a mais importante – não crie uma trama que só possa ter um final. O propósito de um jogo de RPG é criar a história conforme você vai jogando. Como Narrador, você precisa apenas de linhas gerais do que você acha que pode acontecer durante a sessão de jogo. Não prenda seus jogadores em uma trama pré-fabricada que sempre terminará do mesmo modo, não importando o que eles façam. Além disso, os jogadores fatalmente perderão pistas que você julgava óbvias, ou rapidamente resolverão alguns mistérios antes do que você achava ser possível. Sua trama inevitavelmente mudará de acordo com o que os jogadores decidirem fazer.

Após ter uma trama em mente, prossiga e crie os personagens necessários para a história. faça algumas anotações descrevendo os cenários que você acha que os jogadores visitarão durante a história, lugares como a área onde será realizado o torneio ou a fortaleza da Shadaloo. Você deve fazer anotações suficientes para que se sinta confortável ao narrar a história diante dos jogadores. Muitos narradores fazem muits anotações e mapas antes de narrar uma história; outros fazem apenas breves anotações e criam muitos dos detalhes durante a própria aventura. Descubra o que funciona melhor para você.

O processo pode ser resumido da seguinte forma:

  • Trama: escolha um dos conceitos de história vistos até agora ou crie o seu próprio.
  • Cenário: a trama deve ajudar a determinar onde se passará a história. Ela se passará em um único lugar, ou os personagens viajarão para outros lugares ao longo do curso da história?
  • Atmosfera: você deve determinar a atmosfera que quer para a sua história. Atmosfera pode ser descrita como o "clima" da história. A trama e o cenário podem ajudar você a formular isso: você não quer uma atmosfera lúgubre e sombria para uma história de exploração que se passas nas Bahamas, mas uma atmosfera assim beneficiaria uma história de mistério nos pântanos enevoados da Escócia.
  • Quebre a História em Cenas: uma vez que você tenha decidido todas as coisas acima, você pode então dividir a sua história em cenas, a ordem na qual você quer que os eventos aconteçam. Dê uma olhada na aventura introdutória do Livro Básico para ter uma noção. Quando os personagens deixam uma área para ir para outra, tal como deixar as docas para ir para o esconderijo subterrâneo do vilão, a cna muda. A passagem do tempo também pode indicar uma mudança de cena. Não fique preso às cenas, porém; elas são principalmente um método de aprimorar a narrativa. São momentos de liberar a tensão ou aumentar o suspense. Na próxima vez que você ler um livro ou assistir um filme, tente descobrir qundo a cena muda. Note como o autor ou roteirista usou a transição de tempo ou lugar para aprimorar a história.