Criando NPCs instantâneos

Criar um NPC maduro com um histórico, características físicas únicas, traços de personalidade, habilidades, classificação de moral e assim por diante é um processo que consome tempo, algo que o Narrador não pode fazer no meio de uma sessão de jogo. Felizmente, há maneiras rápidas de se contornar o problema. Usando os truques a seguir, o Narrador pode criar NPCs instantâneos, sem desacelerar o ritmo do jogo.

1. Crie apenas as características que os jogadores verão.

Primeiro e mais importante, o Narrador nunca deve criar mais do que o necessário. Administrar uma aventura de RPG já é um grande trabalho, e não há necessidade de se desperdiçar energia.

Se um NPC é apenas um taxista, um mecânico ou um presidiário, o Narrador não precisa de valores de atributos, habilidades ou listas de Manobras Especiais. Tudo de que ele realmente precisa é uma descrição física e uma personalidade.

Quando os personagens de jogador se depararem com um lutador hostil, personalidade não é tremendamente importante. Neste caso, tudo de que se precisa saber é seus atributos, técnicas, manobras e estilo. Use nosso método para criação rápida de personagens.

2. Crie e use personagens de estoque, mas não os deixe dominar.

Embora seja melhor fazer cada juiz de lutas, policial e militar um personagem único, isto acaba gerando muito trabalho para o Narrador. Alguns Narradores são atores rápidos e criativos o suficiente para fazer esse tipo de coisa sem problemas; outros, não. Nada proíbe você de ter um lojista ou fã padrão, ou de estoque.

Se um NPC é secundário ou sem importância, representar uma personalidade detalhada ou intrigante pode atrapalhar a história! Os jogadores podem fixar este personagem na memória, e talvez se esquecer dos NPCs importantes. Eles podem imaginar que o personagem secundário é importante para o enredo. De certo modo, o Narrador roubou a cena.

Equilibrar personagens principais e secundários não é fácil, todavia. Se todos os NPCs secundários são personagens de estoque, o jogo evetualmente ficará monótono e entediante. Os jogadores irão se resignar a encontrar mais um sensei velho e excêntrico, ou outro empresário desconfiado e ganancioso.

3. Crie ao longo do caminho.

O Narrador pode comelar com nada além de uma idéia a respeito do que ele quer que um NPC seja, e então improvisar a personalidade e a descrição no decorrer do jogo. Isto lhe permite criar um personagem que interage com a imaginação dos jogadores, já que o Narrador estará reagindo às ações dos personagens.

No entanto, o Narrador que faz isso tem que ser cuidadoso, e consistente. O que pode vir a ser difícil, principalmente se ele estiver fazendo tudo às pressas. O Narrador deve se assegurar de manter notas a respeito do que cada NPC faz, o que ela se torna e como se desenvolve. Deste modo, o NPC poderá permanecer o mesmo, de sessão em sessão.

4. Faça seu dever de casa antes e depois das sessões

Se o Narrador sabe que os personagens vão encontrar um determinado NPC, ele deve ao menos tomar algumas notas básicas sobre personalidade antes do começo da sessão. Estas notas podem não passar de rascunhos, mas irão, ao menos, fornecer um ponto de partida.

Depois de uma sessão de jogo, o Narrador deve ampliar aquelas notas, anexando qualquer coisa que tenha surgido durante a partida. Se as notas forem preservadas e os NPCs arquivados, para que possam ser encontrados de novo, o Narrador terá cada vez menos trabalho para fazer. Com o tempo, NPCs importantes, personagens estocados, e encontros improvisados irão delinear históricos e personalidades únicas. Isso enriquece o jogo para todos, e torna o jogo do Narrador muito melhor do que o do cara ao lado.