Como ensinar SF RPG aos novatos

Não deixe seu novato sozinho!

Conversando com amigos pela Internet notei que muitos tem problemas em ensinar as regras de Street Fighter: The Storytelling Games para os novatos. Novatos mesmo, aquelas pessoas que nunca jogaram RPG em suas vidas. Por isso, desencavei este antigo texto que data de 1900 e guaraná com rolha escrito por Neil McGary e traduzido por Luiz Grillo, com uma leve adaptação minha para SFRPG.

Novatos, sejam bem vidos!

Jogadores novatos podem ser um desafio para os mais experientes e tarimbados grupos de jogo. Há muito para eles aprenderem e os jogadores mais antigos frequentemente não querem esperar que eles aprendam. Como é que você, como Narrador, preenche esta lacuna?

A chave é fazer com que o treinamento do novo jogador seja um trabalho do grupo todo, não apenas do Narrador. Isso divide a responsabilidade e acelera o incoveniente período de adaptação pelo qual o grupo passa quando entra um novo membro. Aqui estão algumas dicas para ajudar você, o Narrador, a ajustar seus novos jogadores.

Separe algum tempo para trabalhar com o novo jogador sozinho.

Comece ajudando o jogador novato a criar seu personagem, deixe-o então escolher um estilo. Isso será uma das maiores decisões que ele terá de tomar no começo, portanto esteja preparado para aconselhá-lo. Tente manter-se imparcial ou então ele acabará escolhendo o estilo que acha que você quer que ele escolha, ao invés de escolher por si mesmo. Uma vez passada essa fase, você deve familiarizá-lo com conceitos de jogo, como Atributos, Habilidades, Técnicas, Manobras Especiais, etc, para que ele saiba do que você está falando quando disser "Role o dano do seu Power Uppercut contra a Absorção do capanga". Ironicamente, eu percebo que a maioria dos jogadores novos tem mais problemas em identificar quantos dados que eles devem jogar do que em saber por que eles os estão jogando. Explique como funcionam as rolagens e a dificuldade das rolagens.

Quando o jogador começa a fazer escolhas mais específicas como Manobras Especiais, Habilidades, tente manter uma postura de não influenciar as decisões do jogador. Responda às perguntas mas não crie o personagem para ele. Quando as regras começam a ficar obscuras, não tente explicar tudo de uma vez. A menos que seu novato seja um gênio, isso só irá confundi-lo e deixá-lo perdido. Vá devagar e dê tempo para que o jogador entenda as regras mais complexas. Em casos extremos, onde uma escolha difícil deve ser feita, recomende escolhas que você sabe que ele vai gostar e esteja preparado para deixar que ele mude essas escolhas retroativamente à medida que for ficando mais experiente. Os outros jogadores podem chiar quando você deixar o novato mudar uma habilidade para outra, mas eles devem estar dispostos a colaborar para que o jogador novato se adapte à crônica (se não, você pode chiar também, afinal, você é o Narrador). Esteja preparado para parar o jogo quando o novato tiver alguma dúvida; isso faz com que o jogo fique mais lento a princípio mas deve começar a aconetecer menos frequentemente à medida que o tempo passa e o jogador fica mais experiente.

Tenha cuidado se o novato concorda com tudo que os outros jogadores dizem pois isso pode significar que ele não está entendendo alguma coisa e está com medo de perguntar e atrasar o jogo. Separe algum tempo para explicar qualquer coisa que ele não entenda e tenha certeza de que ele sabe que você irá responder a quaisquer perguntas.

Também é importante que o jogador novato sempre pergunte a você, o Narrador, sobre quaisquer regras específicas. Os outros jogadores podem até ser bem intencionados em ajudar o novato mas, como sabemos, muitos jogadores têm suas próprias versões das regras ("É claro que você pode comprar Soco 5 logo de início!"). Isso requer que o Narrador tenha um razoável conhecimento das regras, o que afinal é pré-requisito para qualquer bom Narrador.

Enfatize a preparação

O novo jogador deve estar disposto a despender algum tempo e esforço para aprender as regras, ou então seus maiores esforços serão inúteis. É claro que não se espera que o novato se torne um expert e, regras depois de uma ou duas sessões, mas ele deve pelo menos estar disposto a ler o Livro Básico sozinho. Novamente, se você deixar que ele se encoste demais em você, você vai acabar jogando o personagem para ele. Para ajudá-lo, escreva num papel as regras mais importantes que irá precisar durante o jogo, do tipo Manobras Especiais, testes de Habilidades, dificuldade, etc, assim ele poderá ter acesso rápido e fácil às regras mais importantes enquanto não se acostuma com os livros. Isso também faz com que se economize tempo de procura no Livro Básico por uma ou outra seção que nunca se acha. Uma idéia que costuma funcionar é o uso das Cartas de Combate, que é altamente recomendável, principalmente entre grupos iniciantes. Preencha as mesmas junto de seu novato e explique o porque de cada parâmetro, para que serve, e quais características que juntas, o compõem. Mostre como se preenche uma ou duas cartas e depois peça a ele que preencha sozinho uma terceira. Corrija os erros e explique novamente. Mostre a ele a importância de não preencher apenas Velocidade, Dano e Movimento, incluindo notas e observações no campo Especial da Carta de Combate.

O melhor conselho que um Narrador pode dar aos novatos é "Conheça seu personagem". Saiba o que seu personagem pode fazer e o que ele não pode.

Designe um jogador experiente para ser o guia do novato.

Peça voluntários ou aponte alguém que você acredite que possa ser um bom guia. Se os jogadores não estiverem dispostos, lembre-os que introduzir um jogador novo na crônica é trabalho de todos não só do Narrador. Se isso não funcionar, tente um pequeno "incentivo" (experiência extra) se a atuação do guia for boa.

Uma vez escolhido o guia, diga ao novato que ele pode seguir o exemplo de seu guia, enfatizando que ele também deve inovar. Em outras palavras, faça com que o novato não fique seguindo o guia e fazendo tudo que ele faz. Avise os jogadores experientes que, apesar de sugestões serem bem-vindas, não será aceitável bombardear o novato com ordens ("Dê um Jab no capanga", "Persiga aquele carro", "Ajude meu personagem!!", etc), uma técnica que pode desencorajar o jogador a voltar a jogar. O ideal é que o novato dependa cada vez menos de seu guia à medida em que ganha experiência. Isso acelera o jogo, mantém seus jogadores satisfeitos e faz seu trabalho, como Narrador, um pouco mais fácil.

Estas sugestões não cabem em todos os grupos; alguns Narradores preferem um treinamento mais próximo do jogador novato, outros preferem jogar o novato no jogo e deixar por conta dele nadar ou afundar. Seja como for a adição de novos jogadores ao grupo não deve ser um desafio apenas para o Narrador mas algo para se dividir pelo grupo todo. Se feito da maneira certa iosso pode revelar um ótimo jogador novo, um grupo mais forte e um jogo melhor para todos.

Um novato pode se tornar um grande jogador!