O que é uma História?

O que é uma história?

Criar histórias é, na visão de algumas pessoas, uns dos grandes benefícios de se tornar um Narrador. É um meio de expressar sua criatividade, inventando lugares e eventos fantásticos, cheios de pessoas e lutadores de todos os tipos. Quando cria uma história, o Narrador define e conduz as coisas exatamente conforme seu desejo. Criar uma história pode ser muito trabalhoso, mas as recompensas serão enormes. Seus jogadores irão vibrar com os desafios e mistérios encontrados durante o jogo. Os Narradores experientes se orgulham de criar histórias inteligentes, locais novos, situações criativas e NPCs intrigantes. Torneios bem dirigidos – seja de iniciantes ou de Guerreiros Mundiais – com certeza serão emocionantes.

Mas, "o que é uma história?" não é uma pergunta tão fácil de responder. Embora uma crônica seja feita de histórias, nem sempre fica claro onde uma história termina e a outra começa. Elas podem ser tão variadas que se tornará complicado distinguir o básico e este post foi escrito para ajudá-lo nesta tarefa.

Uma história começa com algum tipo de gancho, seja um boato sobre torneios num velho mosteiro abandonado ou um pedido de ajuda da Interpol. O gancho atrairá os personagens para a ação e os levará ao ponto onde a história da história realmente começa. Esse ponto pode ser um lugar (como o mosteiro ou a sede da Interpol) ou um evento (o sequestro de um membro das Forças Especiais, que os personagens tem de resgatar).

As histórias são divididas em cenas. Geralmente, as cenas estão associadas à apontamentos feitos pelo Narrador em uma folha de papel, que ele guarda para si. Também é possível elaborar cenas usando condições pré-estabelecidas e seu cumprimento (ou não), por exemplo: "se os personagens ficarem mais de uma hora do lado de fora do mosteiro, alguns batedores de carteira os abordarão". As cenas de um história estão vinculadas de alguma forma, seja por seu tema (todas as cenas durante a viagem entre a cidade de Pequim e o Tibet), um lugar (todas as cenas ns ruínas do castelo de Cammy) ou eventos (todas as cenas durante o resgate do soldado desaparecido, sequestrado por um chefe da Shadaloo).

Preparando sua primeira História

Antes de reunir os jogadores e sentar para fazer sua primeira história de Street Fighter, há algumas coisas que você deve fazer. Primeiro, você deve ter visitado e lido todas as seções presentes no site (menos Cultura, Utilidades e Novidades que são opcionais). Você é o árbitro final das regras; os jogadores, principalmente os iniciantes, vão consultar você se tiverem dúvidas sobre as regras. Você certamente não precisa memorizar cada regra, mas deve tentar se familiarizar com a localização de certos grupos de regras nas seções. Desta forma você pode rapidamente consultar a seção certa se uma dúvida sirgir durante o jogo.

Além de apenas aprender as regras, ler as seções recomendadas vai lhe dar uma idéia de como é o mundo de Street Fighter. A seção Cenário dá uma visão geral da ambientação. A seção de Personagens mostra a você como são os heróis do mundo, bem como os vilões.

Futuramente será criada uma seção com aventuras e provavelmente existirão aventuras introdutórias por lá. Quando você possui uma aventura pronta em mãos (como a aventura introdutória presente no Livro Básico do jogo) você deverá lê-la várias vezes, se familiarizando com as cenas, os personagens e a trama da história. Tenha certeza de que você está com todos os adereços prontos para a sessão, incluindo os mapas e figuras recortadas (caso deseje utilizá-las) que mostram as cenas e personagens a serem encontrados durante a aventura.

Após você ter lido tudo e estar familiarizado com a história, você pode reunir os seus amigos e ajudá-los a montar os personagens deles. Eles já devem ter lido a seção de Criação de Personagem – mas, se não o tiverem feito, você pode mostrar a eles como criar personagens para Street Fighter. Os jogadores também terão que preencher Cartas de Combate para seus personagens e escolher figuras recortáveis para representá-los no mapa de mesa.

Enquanto os jogadores criam seus personagens, você pode ajudá-los a elaborar seu passado (Criando a História de um Personagem) e desenvolver uma razão pela qual todos se aventuram juntos (Criando a Historia de um Time).

Se você permitir que os jogadores escolham seus personagens entre os honoráveis 12 Guerreiros Mundiais (M. Bison, Balrog, Vega e até mesmo Sagat são cruéis e desonrados demais para serem personagens heróicos), assegure-se que suas aventuras possuem o nível correto de desafio. É preciso muito mais para desafiar um Guerreiro Mundial que um Street Fighter iniciante.

Geralmente não é uma boa idéia deixar que alguns jogadores joguem com Guerreiros Mundiais enquanto outros jogos com personagens iniciantes. Se o time entrar em uma luta, os Guerreiros Mundiais acabarão com os vilões antes que os iniciantes possam agir, uma vez que os Guerreiros Mundiais são muito melhores (eles são os melhores dentre os melhores no que fazem!). Se alguns jogadores realmente quiserem criar seus próprios personagens e outros quiserem jogar com os Guerreiros Mundiais, você pode ou diminuir os poderes dos Guerreiros Mundiais ou dar aos novos personagens mais Pontos Bônus para gastar durante a criação de personagens.

Criando suas próprias Histórias

Criando suas próprias histórias

Depois que você e seus jogadores terminarem de criar os personagens (veja a seção de Criação de Personagem), é hora de planejar a primeira história. Futuramente a Street Fighter RPG Brasil disponibilizará uma seção de aventuras prontas assim como a apresnetada no Livro Básico. Contudo você deve tentar criar suas próprias histórias e crônicas de Street Fighter.

Uma crônica é uma série de histórias individuais que se interelacionam. Por exemplo, o filme de "Jornada nas Estrelas: A Ira de Khan" pode ser visto como uma única história, e toda a série de episódios na TV e filmes de cinema de "Jornada nas Estrelas" seriam uma crônica. O filme é muito mais divertido para aqueles que estão familiarizados com os personagens e o cenário de "Jornada ns estrelas", porque eles assistiram os outros filmes e a série de TV. Se você se recorda da primeira aparição do vilão Kahn na TV, então sua reaparição no filme (uma história posterior á crônica) é muito mais dramática.

Do mesmo modo, você pdoe criar histórias individuais que se combinem em uma grande crônica, que vai durar anos e levar os personagens iniciantes ao status de Guerreiros Mundiais. Cada história da crônica se torna mais divertida que a anterior, porque cada nova história é construída a partir da anterior.

Por exemplo, os jogadores ficarão imediatamente intrigados quando ouvirem que o mesmo vilão – que mal conseguiu escapar da última vez – está na cidade para o torneio da história atual. Bons vilões são essenciais para qualquer crônica. os jogadores fazem de tudo para ter outra chance de acabar com o vilão que eles odeiam.

Além disso, assim como os fãs de "Jornada nas estrelas" passaram a amar a espaçonave Enterprise, os jogadores da sua crônica também passarão a amar certos cenários. talvez exista um certo ginásio de treinamento na califórnia que eles visitam frequentemente para pedir conselhos ao proprietário, para ver velhos amigos, e para ouvir as últimas notícias sobre torneios secretos que estão para acontecer.

Crônicas também devem ter vários personagens secundários recorrentes. Agentes da Interpol, oficiais do governo, diretores de times, professores e parentes são todos bons exemplos de personagens secundários que aos poucos irão ganhando profundidade através de vários breves encontros ao longo da crônica.

Para lhe ajudar na tarefa de criar suas próprias histórias, é recomendado a leitura dos seguintes posts:

Preparando sua Primeira História