Street Fighter 4: The Ties That Bind

sf-4-the-ties-that-bind

Quando Street Fighter 4 foi lançado em 2008 o alvoroço foi grande. Embora o último lançamento de um game da franquia não fizesse tanto tempo assim, uma novidade agradou muito os fãs: SF4 não era uma continuação de SF3, não tão aclamado pelo público principalmente no Brasil, mas sim uma continuação do épico Street Fighter 2. Lembro que na época muitos me perguntaram se haviam pulado o 3…

Com os mesmos guerreiros da última edição de SF2 mais algumas adições, muito se questionava sobre seu enredo, uma vez que Bison e Gouken eram dados como mortos no final de SF2 mas voltaram a aparecer agora. Então para a alegria dos fãs, em 2009, quando foi lançada a versão para consoles a Capcom presenteou a todos com um brinde: um novo anime de Street Fighter que se passa antes da história do game começar e serve de introdução à nova trama, motivo desta resenha.

cammy-vs-c-viper-sf4

Street Fighter 4: The Ties that Bind é traduzido não-oficialmente (afinal nunca tivemos uma versão brasileira do game) como Os Laços que Ligam, fazendo alusão às conexões que veremos durante o anime e até mesmo durante o jogo. Tem a duração de 64 minutos aproximadamente e pode ser visto no Youtube procurando pelo título em português mesmo, para quem quiser ver legendado.

Falando do enredo em si, o anime começa mostrando uma investigação do Delta Red, organização secreta que Cammy atua investigando testes de algum tipo de arma na floresta amazônica, bem como Chun Li e Guile investigando o desaparecimento de artistas marciais pelo mundo inteiro. Também mostra o errante Ryu em sua jornada pessoal para controlar o Satsui no Hadou e o agora casado (ele casa com Eliza no final de SF2, lembra?) e empresário Ken Masters, se sentindo entendiado com a nova vida. Estreando no anime temos a novata Crinsom Viper que se mostra uma espiã a serviço de Seth, o novo vilão principal da franquia, que busca pelos mais poderosos lutadores do planeta para aperfeiçoar sua nova arma mortal que usa a energia Chi como combustível. E quem você acha que tem a maior quantidade de Chi para ele utilizar em seus testes?

ryu-satsui-no-hadou

O que eu achei do anime? Tecnicamente falando o traço é razoável. O Ryu está meio gordo, Guile está meio caricato demais, mas Viper e as demais meninas estão muito bem caracterizadas, incluindo a jovem Sakura, que tem um papel bem importante no anime. Não temos grandes participações de outros personagens para comentar.

Do ponto de vista de enredo, ele é interessante. Um bom plot para um novo torneio. Mas a história é fraca do ponto de vista de ação, temos poucas lutas realmente interessantes. Para falar a verdade, apenas uma, a de C. Viper com Cammy. As demais são fraquíssimas, principalmente a final entre Ryu e Seth. Claro, é apenas um anime que serve de prólogo, mas confesso que quando assisti esse anime eu estava vendo SF 2 Victory e SF Code of Honor, e as lutas estão em um nível um pouco acima do segundo e muito abaixo do primeiro. Talvez por isso a decepção maior.

Como sempre costumo dizer, é SF, então está valendo.

chun-li-e-guile-sf4