No coração da Kapital, após mais uma série de muralhas, está a Fortaleza de Kahn. Uma única e sinuosa estrada leva até o alto do vulcão onde a fortaleza se encontra, propositalmente para deixar vulnerável possíveis invasores mas também para expor a sua aterradora fachada para todos na cidade: a fortaleza visualmente é um enorme palácio de granito amarelo com uma estrutura de crânio gigante que representa o capacete de Shao Kahn acima de seu torreão, como se Shao Kahn os estivesse sempre observando. Nos fundos, uma cascata de lava desce do vulcão sendo desviada parte do seu fluxo pra alimentar algumas fornalhas no arsenal e outros aposentos. Essa cascata impede o acesso pelos fundos a não ser voando.

Essa fortaleza foi construída por Shao Kahn depois que o antigo imperador da Exoterra, Onaga, foi morto por este quando era general. Dizem que muitos trabalhadores morreram durante a construção, já que é encravada próxima à fenda de um vulcão ativo, embora não tão grande quanto Monte Eterna, antiga residência do imperador dragão. Aqui na fortaleza existe uma série de rampas, escadarias e armadilhas e ela é fortemente protegida pela Guarda Kahn (ver ao final).
Esta fortaleza aparece em detalhes no modo Konquest do jogo Mortal Kombat: Armagedon, inspiração para este material.
Térreo: Pátio de Entrada
Logo que você passa pelos portões, com autorização dos guardas, é claro, você chega no pátio principal, onde à esquerda fica o quartel onde os soldados lutam ate a morte uns contras os outros durante os treinos e à direita o arsenal, onde as armas deles são forjadas. No centro uma estátua de Shao Kahn e algumas instalações menores. Esse pátio fica ainda em um nível abaixo da fortaleza em si e possui rampa de acesso à mesma, atrás de uma pesada grade de ferro que até pode ser saltada por personagens habilidosos, mas que impede animais de tração e máquinas de guerra de subirem.

Coliseu
Atrás do quartel fica o coliseu, usado tanto para treinos militares de pelotões inteiros, treinos montados (inclusive treinos de centaureans) e lutas entre gladiadores em festividades militares. Durante estas festividades é comum estar montado um trono enorme para o imperador assistir, ornado com uma grande caveira com chifres, possivelmente de um monstro gigantesco abatido por ele há muito tempo.
As histórias contam que Shao Kahn construiu esse coliseu especialmente para servir de palco para o Mortal Kombat, caso Outworld seja desafiada por outro reino e possa lutar em casa. Enquanto esse dia não chega, dizem que quando as batalhas de gladiadores estão entediantes, o próprio imperador sai do trono e entra na arena para se mostrar como se faz.

Arsenal
À direita do pátio central fica o arsenal, onde os equipamentos dos soldados é forjado, armazenado e consertado, quando necessário. Imensas forjas são operadas por ferreiros que trabalham dia e noite criando espadas, machados e pontas de lanças e flechas. Próximo a eles, curtidores criam corseletes, ombreiras, manoplas e outras peças de couro com reforços metálicos. Dizem que os operários do arsenal são convidados dentre os melhores de toda a Exoterra para vir trabalhar na fortaleza. Esta é uma honraria tão grande que diz-se não poder ser recusada sob hipótese alguma.

Praticamente qualquer arma branca medieval ou à distância pode ser encontrada aqui, bem como armaduras básicas que concedem +1 ABS contra ataques armados somente. O arsenal costuma ser guardado por Tropas de Kahn (ver ao final), enquanto os operários em si não parecem muito propensos a defenderem o local com suas vidas.
Há uma armadilha mortal nesta sala: se um personagem inconsciente ou atordoado for arremessado na fornalha que é alimentada com lava que desce do andar superior da fortaleza, é morte na certa. Personagens conscientes podem testar Destreza + Esportes para evitar essa armadilha mortal ou ao menos diminuir o seu dano para dano por fogo.
Rampa de Acesso
A rampa não é por acaso: quando em estado de alerta, um soldado no topo pode acionar uma alavanca para que um óleo deslize pela rampa, tornando-a escorregadia o que impede máquinas de guerra de subirem. Mas não apenas isso, com outra alavanca ele pode fazer com que desça uma rocha enorme rolando pela rampa para destruir completamente grupos de invasores que falharem em um teste de Destreza + Esportes com dificuldade 8 por causa do óleo. Em caso de falha, o personagem sofre Knockdown e 10 de dano, que pode ser absorvido normalmente com Vigor. Um sucesso ainda causa 1 de dano pois pega o personagem de raspão.
Um personagem louco o bastante para tentar segurar a rocha com as mãos pode rolar um teste resistido de Força contra a rocha (Força 10). Apesar de estar na defesa, o corajoso não possui vantagem uma vez que está com óleo sob os pés e a rocha está ganhando velocidade, a vantagem aqui é dela.
Caso o Narrador queira ser mais sádico, o soldado pode ativar esta armadilha até 3 vezes antes que as rochas acabem e poderia até mesmo atear fogo na rampa cheia de óleo, que duraria alguns turnos. estamos falando da fortaleza de Shao Kahn, afinal de contas.
Caso os personagens consigam subir pela rampa, eles podem acessar as sacadas laterais onde ficam os besteiras (primeiro andar do mapa abaixo) ou entrar na fortaleza em si através de um elevador, cujo corte lateral pode ser visto na imagem abaixo (clique para ampliar). São 6 andares dentro da fortaleza, recheados de perigos e inimigos, tornando qualquer tentativa de tomar o trono do imperador um desafio praticamente impossível.
Resumo:
- Subsolo: calabouço e abismo;
- Térreo: pátio, arsenal, quartel, coliseu e rampa de acesso ao primeiro andar;
- Primeiro Andar: sacada 1 com acesso ao calabouço (subsolo) e sacada 2 com acesso ao segundo andar;
- Segundo Andar: Catedral;
- Terceiro Andar: Sala de Guerra;
- Quarto Andar: Sala do Trono;
- Quinto Andar: Câmara das Almas;
- Sexto Andar: Pináculo e Cobertura;
Primeiro Andar: Sacadas
Nos prédios laterais (quartel e arsenal), existem sacadas no segundo andar com besteiros habilidosos. Em situações de baixa lotação no quartel, eles podem preferir ficar escondidos e apenas atacar se tentarem atravessar o portão para a rampa.
Sacada 1 (Balcony I)
A sacada acima do arsenal possui estátuas de centaureans ornando-a e ela dá acesso às escadarias que descem para os Calabouços da Fortaleza.
Existe uma armadilha mortal nesta sacada: em uma de suas extremidades, bem acima das fornalhas do arsenal, fica dois enormes rolos compressores que movimentam-se como se fossem um moinho de lava, usando da força da mesma para gerar energia mecânica para algumas máquinas da fortaleza como elevadores de carga e prensas. Assim como na armadilha da fornalha, ser jogado entre os rolos é morte na certa por esmagamento.

Calabouços
Os calabouços é onde ficam os inimigos de Kahn que ainda não foram executados, por qualquer que seja o motivo. Talvez serão usados no próximo evento no coliseu, ou talvez tenham direito a algum julgamento, lembrando que o imperador é juiz, júri e executor aqui. Abaixo o mapa dos calabouços, com os 6 espaços laterais sendo as celas com grades de Cobalto (removendo os poderes de quem as toca). Sim, há poucas celas, o imperador não possui interesse em manter muitos inimigos vivos, ainda mais em sua própria casa…o mais normal é que presos “comuns” sejam enviados para as Minas de Cobalto, a fim de que paguem pelos custos em mantê-los vivos com seu próprio trabalho.

Se por algum motivo um visitante quiser libertar algum prisioneiro, precisa conseguir as chaves das pesadíssimas grades, que ficam com o Carrasco: um soldado aposentado que agora trabalha cuidando desta ala com uma enorme alabarda que ele usa para cortar cabeças na sala ao final das celas, que possui um chão gradeado com vista para a lava escorrendo e muito calor (o executer é um Soldado Kahn comum, mas que causa +1 dano com sua arma). Esta área também costuma estar protegida por guardas, que costumam se divertir torturando os presos.

Esta sala tem uma armadilha mortal: a grade no chão pode ser aberta por uma alavanca na parede, derrubando personagens caídos, inconscientes ou atordoados para a morte certa no Abismo caso não consigam se segurar.

Sacada 2 (Balcony II)
Já a segunda sacada, acima do quartel, possui estandartes de guerra e é um local onde os generais costumam fazer seus pronunciamentos pois podem ser vistos por todos no pátio. Atrás desta sacada há uma porta dupla pesada de madeira, que dá acesso andar superior (2) pela direita e ao andar superior (3) pela esquerda.
Nesta sacada também fica a alavanca que ativa a armadilha da rampa (ver adiante), e outra que eleva e desce a grade do portão da rampa.

Segundo Andar: Catedral
Pegando o caminho da esquerda, dá acesso ao segundo andar da fortaleza que é uma grande catedral ricamente ornamentada com pedras nobres, tapeçarias e muitas velas, sempre acesas. Assim como Bison na Terra, Shao Kahn entendeu que ter uma religião forte em seu reino é um excelente instrumento de controle social e assim ele o fez.
Os Sacerdotes Negros, os mesmos que acompanham Shang Tsung em sua ilha na Terra e que são treinados nos Picos Negros, próximo ao Portal Norte, trabalham aqui como clérigos, supostamente diminuindo o sofrimento da população mas na verdade servindo como ouvidos e olhos de Shao Kahn por toda Kapital. Eles possuem sim poderes curativos, mas só o usarão em seus mestres.
Cada sacerdote pode usar um turno para curar Saúde, Chi ou Força de Vontade de alguém com um olhar, ao custo de 1 Chi por ponto (eles possuem 6 Chi).
Casamentos importantes da Exoterra acontecem aqui também, de aristocratas principalmente, como o de Shao Kahn e Sindel, ou os arranjados por ele, como o iminente casamento entre sua filha, a princesa Myleena e Baraka, general tarkatan.

A Catedral dá acesso ao quarto andar, Sala do Trono.
Terceiro Andar: Sala de Guerra
Pegando o caminho da direita na segunda sacada, os visitantes chegam na Sala de Guerra. Uma grande mesa com o mapa da Exoterra e miniaturas simulando tropas, navios, etc sobre ele. Enormes cadeiras e tochas são usadas por horas e horas durante as discussões de estratégias de guerra entre Shao Kahn e generais como Baraka, Goro (e mais tarde Kintaro) e Motaro.

É aqui também que Shao Kahn costuma matar mensageiros que trazem más notícias sobre derrotas ou asseclas que o tenham traído, na frente de todos, para servir de exemplo. Ele costuma usar seu martelo para golpear e arremessar o indivíduo em uma enorme lareira no canto da sala que está sempre acesa.
Outro adorno peculiar dessa sala é uma imensa gaiola suspensa no teto, que serve para manter prisioneiros que ele possa estar interrogando ao mesmo tempo que bola planos com seus generais. Sabe como é, rebeldes que podem dizer onde fica a base deles, esse tipo de coisa.
A Sala de Guerra dá acesso ao quarto andar: Sala do Trono.
Quarto Andar: Sala do Trono
É aqui que Shao Kahn comanda seu reino com mão de ferro. Um imenso trono com encosto de crânio com chifres fica ao fundo e ao centro, com um grande tapete vermelho, para não aparecer o sangue das vítimas do imperador, leva os visitantes até seus pés, para reverenciá-lo. Atrás do trono, ossadas enormes são dispostas em forma de tentáculos.

De frente para o trono é possível ver de uma grande sacada sem parapeito toda a Kapital e muito além no continente, como o Vale dos Mortos ao leste, a Floresta proibida ao oeste, a Montanha Eterna e as Terras dos Shokan ao sul. Shao Kahn costuma estar aqui, fitando o que conquistou e imaginando novas conquistas antes de efetivá-las.
Nas laterais há dormitórios, onde ele e suas filhas descansam individualmente. Sendo 4 dormitórios, curiosos especulam que Shao Kahn esteja criando outra filha em segredo, cujo nome seria Skarlet, e que já teria reservado um quarto para ela se reunir com ele em breve.

A sala do trono possui duas escadarias nas laterais do trono, sendo que ambas levam para o andar superior, na câmara das almas. É comum Sacerdotes Negros ficarem prostados em frente a cada uma, para ervitar visitantes indesejados em um local tão importante.
Penúltimo Andar: Câmara das Almas

Último Andar: Pináculo
Uma grande escadaria que circunda a imensa Fornalha das Almas de Shao Kahn leva até o Pináculo da Fortaleza: uma imensa área aberta na cobertura da mesma, com fortes ventos, nenhuma proteção e a morte esperando para abraçá-lo lá embaixo.

Uma enorme fenda permite que as energias da Fornalha atinjam facilmente os céus provocando um Soulnado, ou seja, um Tornado de Almas, algo que Shao Kahn usa para anexar reinos derrotados à Exoterra. Dizem que ele já vem acumulando almas há séculos na Fornalha e que a próxima vítima será a Terra, mas que para isso, além de derrotá-los no próximo Mortal Kombat, ele teria de achar um jeito de ressucitar sua esposa Sindel.
Tropas de Kahn
Os soldados de Kahn são o orgulho de seu exército, servindo tanto em sua fortaleza para defesa, quanto em campo de batalha nas conquistas de outros reinos. Geralmente portam lanças e usam máscaras em seus rostos (geralmente com motivos de caveira/esqueleto), a fim de que seja deixada de lado a sua individualidade. Eles são musculosos, agressivos e matam primeiro, perguntando depois.

Geralmente são tratados como os Guerreiros apresentados no
Apêndice B de Street Fighter, exceto que estão sempre armados com armas brancas, possuindo 3 ou 4 em sua técnica armada (o líder de um pelotão possui 4 na arma e Liderança 1).
- Soldado Kahn: igual os Guerreiros, mas com espadas;
- Besteiros: igual Soldado Veterano, mas considere que ao invés de Fuzil, possuem bestas com 10 munições cada;


