A lenda do Hadouko

Ha muitos anos atrás surgiu um monge que era capaz de canalizar os fluidos da natureza. Era o Mestre Bodhidharma (Ta Mo na China). Ele sintetizou essas vibrações na forma de artes marciais. Dizem que ele destruia uma rocha em segundos. Essa é a lenda do Hadouko.

Bodhidharma é tido como o criador das artes marciais. As lendas dizem que ele meditou durante anos no Templo Shaolin de Ronan. Depois da iluminação ele escreveu dois sutras: o Enkikin e o Sensui. O Kung Fu se baseou no Enkikin e no livro do médico Kagah para desenvolver a terapaia do Toim e do método Tonoh. Este método criado por ele, hoje é chamado de Kikou.

Bodhidharma pregava que o que sustenta o universo é uma energia chamada Chi (Ki no Japão). O nosso corpo também possui o Chi, assim, a saúde, a doença, a coragem, tudo isso retém essa energia. O Kikou, portanto, consiste no controle voluntário desse Chi. Na China ele faz parte do estudo da medicina, sendo considerado uma terapia, mas está intimamente ligada às artes marciais, pois artes marciais significam fortalecer por dentro e por fora. Mas lembre-se: o Chi não é uma energia que todos vêem. Somente artistas marciais conseguem captar o Chi e os fluidos mentais liberados durante a utilização do mesmo.

Dhalsim canalizando o Kundalini

O Hadouken (também chamado de Hadouko, projeção da energia Hadou) é chamado de Kundalini pelos Indianos, que utilizam o poder do seu Chakram/Chi para fazer feitos milagrosos. O Chakram para os hindus são os 7 pontos na espinha onde se concentram as forças dos guerreiros. O poder de lançar projéteis corresponde ao 6º chakram, o do abdômem.

Alguns lutadores que dominam o hadou, utilizam-no para purificar seu corpo e espírito e a energia irradiada por seu foco somente é utilizada para fins medicinais. São poucos os que utilizam voltados às artes marciais. Mesmos os mais ancestrais mestres não podem ajudar ninguém na tarefa de dominar o Hadou, conhecer os próprios limites do seu corpo é uma tarefa que requer intensa meditaçao por parte do próprio lutador. Os mestres apenas dão os passos inicias e ajudam o lutador a sentir o Chi dentro de si.

Exercício de concentração do Hadou:

Mantenha o corpo ereto.
O peso dividido entre os pés e o centro de gravidade baixo.
Relaxe os músculos do abdômem sem tensionar o peito.
Respiração normal.
Espere até que a energia se acumule na barriga.
Isso é o que chamamos de Santaitou.
Agora dobre os joelhos.
Suponha que está carregando uma bola.
Cabeça ereta.
Este é o Kougentou.
Desde que consiga controlar a energia, não é difícil fazer isso.
Assim é o Hadouko.

Ryu canalizando seu Hadouko