1 ano de SF RPG Brasil: conheça a história

1 ano de SF RPG Brasil!

Ontem, dia 05 de janeiro, fez um ano que o primeiro post da Street Fighter RPG Brasil foi ao ar. Claro, nossa jornada começou antes disso. Quem é membro da comunidade Street Fighter RPG do Orkut ou da Lista de Discussão do Yahoo há mais de 2 anos sabe que as primeiras versões deste blog já datam de 2008. Mais antigo que isso era o sonho de expor minhas idéias e levar material de qualidade aos aficcionados pelo hobby. E estou conseguindo. Eu acho.

Como começou

Comecei jogando Street Fighter RPG com 14 anos de idade, isso em meados de 2002. Naquela época SFRPG já era um jogo descontinuado nos EUA e aqui no Brasil e editora Trama havia relançado há pouco a versão encadernada do jogo. Eu não tinha Internet e muito menos um computador, mas tinha muitas boas idéias e escrevia muito. Eu e meu grupo jogamos por mais de 2 anos ininterruptos e foi a melhor campanha que já narrei de qualquer RPG.

Pulando a parte nostálgica do fim do grupo e falta de tempo para jogar, fiquei alguns anos afastado do hobby, voltando a me interessar somente no início de 2008. Descobri um mundo novo procurando por informação a respeito de SFRPG na Internet. Encontrei excelentes sites como a Shotokan RPG (hoje nossa principal parceira) e a SFRPG.com (um dos pioneiros em material na net), mas todos tinham um problema: seus webmasters e colaboradores não produziam novos materiais já a algum tempo. Tentei motivá-los e ajudá-los como pude na época, mas acabei vendo que teria de fazer o meu próprio espaço para expôr minhas idéias.

SFRPG.com.br

Em 22 de agosto de 2008 registrei a sfrpg.com.br e comecei a trabalhar em formas de expor meu material e idéias para o resto do mundo. Comecei com um projeto audacioso: traduzir na íntegra os suplementos americanos que nunca haviam chegado ao Brasil. Em Outubro de 2008 saía a primeira versão 100% traduzida do Segredos da Shadaloo, disponibilizada para download em uma página tosca que só continha o link do referido PDF. Foi um sucesso.

Me empolguei e em dezembro de 2008, no mesmo ano, já saía outro suplemento 100% traduzido: Guia do Jogador. O site tosco já tinha dois links e um número mínimo de visitantes. Os livros começaram a aparecer em sites de downloads, e eu senti o golpe do plágio, principalmente pela falta de um site decente para expor meu trabalho. Comecei a testar diversos gerenciadores de conteúdo como Xoops, Joomla e Wordpress. Até achar o BlogEngine.NET. Em 05 de janeiro de 2009 foi ao ar a Street Fighter RPG Brasil como a conhecemos hoje. E não parei mais.

Em janeiro de 2009, lancei uma nova versão do Segredos da Shadaloo, com muitos erros corrigidos e diagramação superior. Além de iniciar o projeto de tradução do Competidores (muito atrasado atualmente, embora na reta final) comecei a tocar outros projetos, como inserção de todo o conteúdo presente nos livros originais de SF, bem como criação de material inédito para o site com base em experiências próprias de Narrador. E tem dado muito certo, visto que desde sua criação o site só cresce em número de visitantes e qualidade do material produzido por mim e por amigos da Internet.

Para onde Vamos

Para 2010, será dado um foco maior para adaptações e suplementos inéditos (como o recente Street Fighter RPG: Imortal), bem como a finalização da versão nacional do Contenders e atualização de adaptações já conhecidas da galera, como a excelente Tempos de Glória da Shotokan RPG. Também pretendemos atualizar o cenário de SF com o já conhecido Street Fighter 4 e com o iminente Super Street Fighter 4. Contamos com a sua ajuda e colaboração para tornar este site ainda maior e melhor em 2010! Um bom ano para todos!

– Fernando Jr, Webmaster SF RPG Brasil

Leia também: 1 ano de SF RPG Brasil: Veja o Crescimento.