A Lucha Libre surgiu no México, no início do século XX. Impulsionada pelos grandes lutadores de Luta-Livre norte americanos, os mexicanos formaram sua própria modalidade de combate “sem regras”. A Lucha Libre é uma febre no México e América Central, onde temos os principais campeonatos oficiais do desporto. Em outros lugares do mundo, é tida como uma arte marcial folclórica e utilizada para entreter. Porém, os luchadores, como são conhecidos os praticantes desta arte, tem se tornado muito eficientes desde que adentraram o circuito Street Fighter; tendo inclusive um dos seus entre os Guerreiros Mundiais recentemente.
A Lucha Libre é uma arte marcial extremamente acrobática e rápida. Ao invés de visar a incapacitação do seu oponente no menor tempo, os luchadores são conhecidos por levar suas lutas aos últimos minutos, proporcionando o maior e melhor show possível aos seus espectadores. Muitas bezes seus golpes são tão espalhafatosos e “floreados” que chegam a atordoar seus oponentes, o que lhes dá uma vantagem em ataques surpresa. Luchadores basicamente seguem duas linhas de combate, os rudos e os técnicos. Os luchadores rudos são os mais fortes homens do México. Os rudos vêem na Lucha Libre uma oportunidade de mostrar sua força, pura e simplesmente. Rudos são especialistas em torções, golpes impactantes e nocautes rápidos. Já os técnicos, gostam de ataques aéreos, projeções, saltos acrobáticos e muitos, mas muitos gritos de guerra.
Tradição de longa data, todos os luchadores obrigatoriamente iniciam suas carreiras portando uma máscara. Essa máscara, em tons coloridos e desenhos variados, representa a honra do luchador. Honra que ele defenderá com sua própria vida. Todos os grandes luchadores são conhecidos por uma alcunha, ligada aà sua máscara e à sua família. Este conjunto de elos culturais forma o caráter de um luchador, o que os faz alguns dos lutadores mais honrados do circuito Street Fighter. Luchadores que percam suas máscaras, seja em duelos de honra ou por outro motivo qualquer, caem em profunda desgraça com sua família e consigo mesmo.
Apenas recentemente os luchadores ingressaram no circuito Street Fighter, mas já mostraram seu valor. Como a maioria dos Street Fighters iniciam suas carreiras em times, os luchadores logo encontraram seu lugar nas competições por equipes, uma modalidade comum entre a lucha libre tradicional, onde enquanto um companheiro luta, os demais aguardam fora do ringue esperando sua vez. Ao contrário dos times tradicionais de Street Fighters, onde muitos estilos são misturados, os luchadores costumam se juntar em times de 3 ou 4 luchadores, sem estrangeiros junto.
Escolas: escolas de Lucha Libre somente são encontradas no México e em alguns lugares remotos da América Central. Normalmente elas se encontram dentro das propriedades de ricas famílias de luchadores, que mantém a viva a tradição da Lucha Libre no país.
Membros: luchadores são escolhidos a dedo, e somente entre os membros das famílias com tradição dentro do esporte, como a família Santo e a família Mysterio. Existe entretanto alguns luchadores que não descendem de famílias tradicionais mexicanas, mas possuem sangue mexicano nas veias e conseguiram ser aceitos por grandes luchadores em suas escolas.
Conceitos: luchador mascarado, showman, astro da luta-livre, filho de luchador
Chi Inicial: 1
Força de Vontade Inicial: 6
Lema: Divertido mi máscara? Espere a ver mi pie en tu cara.
Habilidades Adicionais
A essência extremamente acrobática desta modalidade se mostra quando o lutador domina a movimentação rápida dentro da arena, algo alcançado com a compra da manobra Light Feet, que eles chamam de Habanero Dash.
Via de regra, o Light Feet não pode ser usado junto a manobras de movimento fixo, como a imensa maioria dos apresamentos. No entanto, luchadores conseguem essa proeza. Um luchador pode baixar a carta de Light Feet, seguindo as regras normais da mesma, mesmo quando usando um apresamento de movimento fixo Um ou Dois, aumentando a movimentação do mesmo em +1 ou +3 (conforme regras da manobra).
No entanto, o uso desta forma é extremamente desgastante, fazendo com que o custo do Light Feet aumente em 1 Força de Vontade para o bônus de +1 e 2 Força de Vontade para o bônus de +3 Movimento, além de quaisquer outros custos que a manobra de apresamento possua. Usar o Light Feet dessa maneira conta como um Esforço Extra. Outros apresamentos que já permitiam o uso com Light Feet (como Air Throw) seguem inalterados. E o uso em combos exige que seja declarado com ou sem Light Feet na compra do combo.
Manobras Especiais | |
Soco | Chute |
Slide Kick (2) Forward Slide Kick (3) |
|
Bloqueio | Esportes |
Apresamento | Foco |
Pile Driver (3)
|
O atual Guerreiro Mundial desta arte é o luchador El Fuerte!
Para saber mais sobre a Lucha Libre mexicana, leia o post A Quintessência da Lucha Libre!
Para conhecer mais sobre as diferentes formas de Luta-Livre, consulte o post Variações de Luta-Livre.
* OBS: este estilo não é oficial da White Wolf. Ele foi criado por Fernando Jr com base em uma arte marcial homônima e real, existente no México. Na ficção, ela é praticada pelo lutador El Fuerte, de Street Fighter 4 e por El Blaze, de Virtua Fighter 5.
* OBS: manobras marcadas com um ‘*’ não são oficiais da White Wolf. Foram criadas por Fernando Jr com base em manobrs homônimas do lutador El Fuerte no game Street Fighter 4.