O Caminho da Honra

Esse método requer do lutador muita ética e conduta. Um mestre seguindo o Caminho da Honra irá ensinar somente alunos honrados que sigam a sua conduta. Geralmente esse método inclui as seguintes regras:

  • O estudante não pode matar;
  • O estudante não pode fazer os outros sofrerem;
  • O estudante não pode lutar pelo dinheiro;
  • O estudante visa desafios no combate, não a vitória;
  • O estudante é julgado pela sua conduta honrada;
  • O estudante é competente no seu estilo.

Somente se o lutador aceitar seguir estas guias, o mestre irá aceitar ensiná-lo.

Encontrar um mestre que use o Caminho da Honra não é fácil. Um mestre assim costuma viver em algum lugar afastado, como um monastério. É claro, isto tudo é parte do plano do mestre. O estudante é enviado depois de ter sido treinado e permitido retornar como um homem e mulher honrado precisando das lições do mestre.

O Caminho da Honra

Viajar até a casa ou dojô escondido de um mestre geralmente envolve encontrar injustiças ou influências malignas por todo o caminho.

A maiora destes lutadores toma esta missão como a maneira que o mundo funciona. Mas isto não é tudo. Por quê o monastério de um mestre é construído em uma area frequentada por bandidos ou em um pequeno país sofrendo sobre ditadores opressivos? Isto é porque o mestre assim o deseja. Qual melhor caminho para estudar a bondade do pupilo do que vendo sua reação com a injustiça à sua volta? Por esta razão, a área a volta do mestre está frequentemente cheia de crime e pobreza. Ocasionalmente o mestre é forçado a mover-se quando seus estudantes "limpam a área", mas isto sempre é uma ocasião alegre, mesmo que o mestre seja forçado a deixar seu templo milenar.

Em raras ocasiões, um mestre irá visar um merecedor estudante. Nessas situações, ele nunca revelará sua identidade, mas o estudante aprenderá com o tempo. Há somente uma razão para um mestre do Caminho da Honra deixar sua casa atrás de um estudante. Isto pode ser para manter os ensinamentos de seu dojô ou família, para derrotar algum mal ou simplesmente para ensinar seu sucessor.

Em qualquer caso, o mestre sempre colocará obstáculos no caminho do estudante para que ele aprenda com o tempo. Isso geralmente tem um grande propósito atrás das intenções de ensinar o estudante, como a importância do amor e piedade, ou que a luta, sem vencer, é tudo que importa. Muitas lições valiosas podem ser aprendidas de uma derrota honrada. Esses estudantes sempre estão aprendendo lições de vida e ouvindo conselhos. Tudo são lições para serem aprendidas. Um lutador deve ter Honra no mínimo seis e sempre maior que sua Glória para ser treinado nesse caminho, mas há exceções, como Ken.

Leia também:

O Caminho da Honra