Dicas de Criação de Personagem

Dicas de Criação de Personagem

Jogadores iniciantes e até mesmo experientes, muitas vezes se pegam pensando em coisas mais filosóficas do que "como faço para meu personagem ser o mais forte?". Entre estas dúvidas existenciais que assolam jogadores e RPG muitas vezes estão associadas ao elo que seu personagem tem com o mundo que os cerca, o que o leva a fazer aquilo que ele faz melhor? O que ele faz que o torna diferente dos demais? Ele é apenas mais um Street Fighter que quer derrubar a Shadaloo e tomar o lugar de Ryu como campeão Mundial?

Pensando neste tipo de dúvidas que manterei este post o mais atualizado possível, contendo dicas de como criar bons personagens para Street Fighter RPG, embora sejam válidas para a maioria dos jogos. Em uma primeira "viagem", posto as duas dicas abaixo criadas originalmente pelo Ronin, do site Burning Spirits, que me cedeu o material para publicação no site.

Passe uma boa imagem

Esta boa imagem não seria de um cara certinho, mas de um ser diferente dos outros. Um outro jogador imaginará o seu personagem e não conseguirá mais tira-lo da cabeça. Não o vista de preto….. este gancho já está tao em uso que ele será apenas “mais um cara idiota de preto”. Não coloque um sobretudo negro com roupas pretas, isso será ainda pior. O torne diferente pelas roupas diferentes e características que ele usa. Porque quando um fala em Ryu e vc logo já o imagina com a faixa na cabeça? Sakura é uma bela garota, mas ela ficaria tao bem assim com um Kimono? Sagat é um lutador temido, mas ele ficou ainda mais intimidante com a sua cicatriz no peito. Faça suas próprias idéias de roupas de seus personagens. Exagere na descrição e nas roupas. Um negro com uma tanga de vale tudo é apenas mais um entre tantos, mas um negro com mais de dois metros, com músculos só batidos por Zangief, e ser cego de um olho, bem, isso é mais impressionante.

Faça uma ficha de interpretação

Personagens realmente marcantes tem seu próprio jeito de falar. Se não dar para expressar pessoalmente (falando mais grosso ou mudando a velocidade que vc fala) faça com que ele tenha uma personalidade impecável. Se ele tem honra alta, expresse essa hora como um samurai. Se ele é desleixado, ignore o medo e admita uma filosofia de vida como: “para tudo se dá um jeito”. Se ele é burro, não esconda isso….. faça com que ele fale errado pergunte coisas idiotas ou responda coisas idiotas como: “cara…. não intendi porra nenhuma que você ta falando. Eu sei bate…. se é isso que vc quer tudo bem, se não, amém”.

Um exemplo de personagem com uma voz diferente é o meu personagem Kork. Ele simplesmente não viveu suficiente com humanos para falar direito, então ele fala como um índio: "Kork não gosta de homem grande sem cabelo (Sagat)….. kork vai esmagar este homenzinho”.

Evite personagens super-poderosos

Não tente criar o personagem mais forte do mundo. Jogadores novatos comumente se sentem atraídos por esta idéia (e até alguns veteranos). Ao longo do tempo você notará que a diversão não reside nos números da planilha do seu personagem e sim da sua interpretação e dos acontecimentos propostos pelo Narrador. Para mais detalhes, leia o post O Problema dos Super-Personagens.

Leia mais dicas de como obter uma boa reputação com seu Street Fighter em A Conquista da Fama.