A Filosofia do Taoísmo

Yin Yand Taoísta

O Taoísmo foi fundado pelo filósofo Chinês Lao Tzu (também conhecido como Lao Tsé, que viveu entre 580-480 A.C). É a principal religião-filosofia chinesa, mas também possui muita influência em muitas partes da Ásia, incluindo Japão. Sua influência nas artes marciais tambem é muito profunda.

Esta antiga filosofia é muito dificil de entender, principalmente porquê seus praticantes evitam defini-la. Taoísmo é uma filosofia anarquista – ela afirma que o povo pode resolver seus próprios problemas da sociedade, vivendo ao natural sob condições primitivas.

Entretanto esta é somente uma pequena parte da doutrina. Taoístas acreditam que tudo no universo é parte de si também. Tao pode ser literalmente traduzido como “o Caminho” mas também pode significar o “vazio”. Isto supõe que é valido para tudo, incluindo seres vivos.

Tao é composto de duas forces opostas, o Yin e Yang, que é representado através do famoso símbolo do círculo dividido.

Yin representa a energia negativa, negra e fria; Yang é a positiva, branca. Eles são opostos, mas estão ligados e são inseparáveis. Toda pessoa carrega os dois consigo. Com este conceito firmado em suas mentes, os Taoístas encaram e aceitam com a mesma atitude os maus eventos quanto os bons. Isto é tudo parte da balança, as coisas podem mudar e interagir com os opostos.

As pessoas devem aprender a viver em harmonia com o Tao. Um personagem Taoísta deve tentar ser alguém acima de coisas como cobiça, ódio e emoções fortes (em termos de jogo ele deve ter altos valores de Força de Vontade).

O Taoísta pode ser duro de convencer a participar de uma aventura, só se ele decidir que sera útil na aventura, corrigindo algo desbalanceado na natureza. Outro principio do Taoísmo que influenciou profundamente as artes marciais foi a idéia da “não-ação” (wu wei). Embora muitos ocidentais interpretam isto como preguiça e apatia, wu wei não promove realmente a ociosidade, mas a intenção consciente das ações. Motivos egoístas criam “movimentos ativos”; harmonia com a natureza gera ações “passivas”. Uma ação passiva ocorre espontaneamente, sem a consciência e seus desejos para perturbá-la. Este principio de passividade pode ser melhor entendido através das artes marciais.

Um artista marcial pratica a arte dele até que acredite que  dominou-a ; então, ele saberá as técnicas que trarão resultados. Quando atacado, ele contra-ataca fortemente e com deliberação. Como resultado há o choque entre forças opostas. O artista marcial pode vencer, ou se a força oposta for mais forte, pode perder.

Um "artista marcial passivo" praticará a habilidade dele até que se torna parte da natureza dele. Ele absorveu as técnicas enormemente que elas se manifestam sem pensar. Quando atacado, ele não vê a força atacante, ele move-se espontâneamente, de uma maneira harmoniosa, ele deixa o ataque fluir por si só. O atacante golpeia este mestre, mas inconscientemente; em vez de ser batido, o mestre pega a mão atacando e, sem esforço, ele gira por sobre a cabeça inimiga e joga-o longe. Para um observador, parece que o atacante ajudou o mestre a realizar sua projeção. Um verdadeiro mestre nunca pode ser surpreendido, porque ele não precisa pensar sobre o que ele vai fazer; seu corpo reage por vontade própria. Wu wei pode ser traduzido como “realização passiva”.

Um taoísta nunca tem que se esforçar para perturbar a harmonia de natureza. Como isto será feito variará e dependerá da interpretação pessoal do individuo; Taoísmo é uma filosofia muito individualista. Para alguns, se livrar de preocupações mundanas podem ser o “caminho”.  Lao Tzu, a mente principal atrás de Taoísmo, fez isso. Outros poderiam desejar trazer harmonia em um mundo violento e desequilibrado. Esta é uma versão super simplificada da complexa filosofia é claro. Há debate considerável entre filósofos sobre isso que Tao, Yin e Yang e a miríade de outros conceitos realmente significam. A doutrina de Tão não é tão popular quanto o Budismo no Oriente, principalmente porque os conceitos são muito complicados para a maioria das pessoas. Entre artistas marciais, porém, Taoísmo é uma força muito influente.

Este artigo é uma tradução livre feita por Fernando Jr de um texto presente no fantástico GURPS Martial Artes, da Steve Jackson Games. 

Lao Tzu - o criador do Taoísmo