O Grande Mestre

Muitos anos atrás, na China, havia um grande mestre das artes marciais cujas técnicas eram praticamente invencíveis. Ele ensinava um estilo de luta bastante difícil e que exigia muito do praticamente, tendo uma rotina de treinamentos incrivelmente rigorosa. Ele e seus discípulos acordavam antes do amanhecer todos os dias e treinavam o dia inteiro sem pausa até mesmo para uma refeição ao meio-dia.

Como vocês poderiam esperar, muitos de seus discípulos não conseguiam suportar isso. Alguns partiam furiosos, enquanto outros escapavam sorrateiramente durante a noite e passavam o resto de suas vidas envergonhados. Após vinte anos, apenas seis discípulos – discípulos extraordinários – restavam.

Uma manhã, ao invés do treinamento de sempre, o mestre disse – "Todos vocês, venham comigo". Curiosos, porém obedientes ao seu mestre, os discípulos seguiram por uma longa e penosa trilha montanha adentro, cada um deles caminhando silenciosamente. Finalmente, eles chegaram a uma pequena clareira onde estava um tigre magnífico e feroz, que estivera matando camponeses de vilarejos das redondezas. O tigre, vendo os homens em seu território, enfureceu-se e avançou na direção deles.

Os discípulos estavam todos paralisados de medo, mas o mestre não. O tigre saltou sobre eles e o mestre fez um pequeno gesto com a mão, enquanto expirava o ar suavemente. O tigre, a mais de seis pés de distância, caiu morto! Os discípulos ficaram todos chocados e olharam para seu mestre com grande respeito e admiração.

Virando-se para o primeiro, o mestre perguntou: – "Você gostaria de aprender essa técnica?"

 – "Sim mestre. Se você bondosamente me ensinasse."

 – "Você gostaria de aprender essa técnica?", o mestre perguntou ao segundo discípulo.

 – "Mestre, se você me honrasse ensinando a técnica, eu a aprenderia de bom grado!" o segundo discípulo respondeu. O mestre então fez ao terceiro, quarto e quinto discípulos a mesma pergunta, recebendo respostas similares.

Virando-se para o sexto discípulo, o mestre perguntou: – "Você gostaria de aprender essa técnica?"

 – "Não, mestre!" respondeu o sexto discípulo. Os outros ficaram chocados!

 – "Com sua licença mestre", o sexto discípulo disse, "eu quero aprender a defesa contra essa técnica".

O mestre sorriu e dispensou os cinco primeiros discípulos. O sexto permaneceu com ele durante vários anos.

Conto de autoria desconhecida.