Manobra de Projétil

Manobra de Projétil

Manobras de Projétil são manobras de foco onde o lutador arremessa algum tipo de energia contra o oponente. Esta energia pode variar, desde farpas de gelo como em um Ice Blast ou uma bola de fogo como em uma Fireball. Independente do tipo de projétil, a menos que na descrição do mesmo diga o contrário, todos eles seguem as seguintes regras:

Alcance

Todo projétil possui um alcance máximo. Se seu oponente está em um número de hexágonos de distância maior do que seu alcance, seu projétil não terá efeito. Comumente o alcane de uma manobra de projétil é a soma do Raciocínio + Foco do personagem. Ainda que seu projétil tenha o alcance suficiente, o alvo deve estar em sua Linha de Visão.

Pode ser Evitado

Um projétil pode ser esquivado desde que o lutador utilize Manobras Aéreas (saltando por cima do projétil com Jump, por exemplo). Algumas outras manobras como Drunken Monkey Roll não são aéreas, mas permitem se esquivar de projéteis. Consulte o post Manobra Aérea para maiores detalhes de como se esquivar e um projétil.

Outra forma de evitar ser atingido por um projétil é refleti-lo com a manobra Energy Reflection, que devolve os projéteis contra o lançador.

Propriedades do Elemento

Lembre-se sempre que um projétil de energia lançado por um Street Fighter tem as mesmas propriedades químicas da energia real do projétil. Ou seja, uma Fireball incendeia coisas porquê é de fogo; assim como um Ice Blast congela coisas e assim por diante. Se lembrar destes pequenos detalhes pode fazer toda a diferença quando se está fora dos torneios e precisa-se acender uma fogueira ou gelar uma cervejinha…

gouken-projetil

Houserules

Deflexão de Projéteis

A deflexão de projéteis é muito comum nos games de Street Fighter, e para quem não sabe do que estou falando é o “contra-hadouken“: quando um lutador solta um Hadouken ou similar, e o outro também, ambos projéteis se anulam. Porém não existe uma regra oficial para isso no jogo. Seguindo a regra vista em Linha de Visão, se algo obstruir o caminho entre os lutadores, o projétil é anulado. Portanto, se um lutador de velocidade mais alta decidir interromper a manobra de projétil de um lutador mais lento usando outro projétil, ambos os ataques se anularão (em um clarão de energia) e nenhum dos dois sofrerá dano algum. Note entretanto que o Chi gasto permanece, somente o dano não é calculado.

Duelo de Projéteis

Esta não é comum em Street Fighter, mas existe às pancas em animes como Dragon Ball Z: o lutador A solta um projétil e o lutador B também. Ambos os golpes se anulariam como descrito na houserule de Deflexão de Projéteis, porém, um dos dois lutadores decide realizar um Esforço Extra (desde que ainda não tenha feito nenhum) ao custo de 1 Força de Vontade para dar uma “forcinha” para seu projétil, fazendo com que seu projétil empurre o outro em direção ao oponente. Se o oponente não puder realizar um Esforço Extra também (talvez ele não tenha mais Força de Vontade) ele receberá o dano do projétil do oponente +1.

Caso ele decida realizar um Esforço Extra, para também dar uma “forcinha” para seu projétil, ele gasta 1 Força de Vontade e então inicia-se um Duelo de Projéteis. Ambos lutadores devem fazer uma jogada resistida de Foco vs Foco. O perdedor receberá o dano do projétil do adversário +1. Em caso de empate, ambos lutadores devem consumir mais 1 Força de Vontade para testarem seu Foco novamente. Em caso de falta de Força de Vontade por parte de um dos lutadores, ele perde o duelo e recebe o dano do projétil adversário +1. Caso ambos não tenham Força de Vontade para gastar (ou não queiram), os projéteis se dissipam no ar e ninguém sofre dano (como na Deflexão de Projéteis).

Se durante a jogada resistida de Foco vs Foco, um dos lutadores obter uma Falha Crítica, ele terá perdido o duelo e receberá o dano do projétil adversário +2 (ao invés do +1 tradicional).
ken-ryu-duelo-de-projeteis-ken