1 ano de SF RPG Brasil: Veja o Crescimento

Crescimento SF RPG Brasil

Apesar do registro do domínio ter sido feito em Agosto de 2008, a primeira versão (muito tosca aliás) do site só foi ao ar em outubro do mesmo ano e era apenas uma página preta com um título e um link para download da primeira versão do Segredos da Shadaloo. Na época, o Google nem sabia da nossa existência, nem o restante da blogosfera RPGística e muito menos os RPGistas em geral. Se você pesquisasse por "street fighter rpg" ou qualquer outra combinação, nunca ouviria falar de nós (na época a Shotokan RPG e a Tokyo Highrise eram os maiores sites do assunto em português). Mas depois de 1 ano de trabalho áarduo, será que alguma coisa mudou?

Nossas Estatísticas

Somente quando uma versão decente do blog foi ao ar no dia 05 de janeiro de 2009, é que os mecanissmos de busca começaram a se interessar pelo site e somente quando começou a aparecer material de qualidade por aqui que começaram a chover os primeiros "gatos-pingados". Quando achei que estava recebendo a visita de alguém, inseri o código javascript do Google Analytics no meu site para começar a rastrear as estatisticas de acesso do meu site. Isso em 09 de fevereiro de 2009. Era meio decepcionante ver que tínhamos cerca de 8 visitantes diários e provavelmente um deles era eu.

De qualquer forma, segui em frente sem desanimar, divulgando o site onde podia e firmando as primeiras parcerias com outros blogs de RPG. Ao mesmo tempo em que tentava postar o máximo de material. Lembro que após alguns meses já estava no 5º lugar da primeira página do Google quando o assunto era Street Fighter RPG. Lembro que na época uma parceria que rendeu muitas visitas era com a StreetFighter.com.br, que colocou um mini-banner nosso na home deles. Hoje nosso maior número de visitas vindas de outros sites (depois do Google é claro) são da streetfighter.wikia.com e do Orkut.

6 meses depois…

Depois de meio ano de muito trabalho duro, tínhamos mais de 3300 visitas mensais (com picos de 150 visitantes em um dia). Fechávamos os meses com mais de 17 mil visualizações de página. Se não me engano estávamos em 2º lugar nas pesquisas do Google sobre Street Fighter RPG, mas todas nossas páginas já estavam indexadas, além de estarmos também utilizando o Google Webasters Tools para nos ajudar com SEO. Mas eu queria mais.

1 ano depois…

Ontem, quando completamos 1 ano do blog no ar, ainda não completamos 1 ano de Google Analytics, que se consolidará em 9 de fevereiro. Mesmo assim, nossas estatísticas mudaram muito de agosto (quando fechamos 6 meses) para cá. Hoje temos cerca de 6 mil visitantes por mês e mais de 38.300 visualizações de página por mês, com picos de 250 visitantes em um único dia. Somos nº 1 no Google (na pesquisa orgânica e imagens também), estamos em 5º lugar entre os blogs de RPG mais acessados do país (segundo o POP Rank de janeiro) e o 17º site de RPG mais acessado do pais (segundo o Ranking Cinza de dezembro).

Mais Números

Sei que muitos outros sites e blogs de RPG tem mais acessos e tudo mais. Mas nenhum deles tem conteúdo específico de um nicho tão pouco explorado quanto Street Figter: the Storytelling Game. Nenhum deles trata apenas de um jogo descontinuado pela sua editora desde 1995. E os sites que mantém projetos semelhates (como o Tagmar 2) não parecem conseguir feitos tão impressionantes quanto os nossos. Além de nossas estatísticas de acesso, outra forma de ver a grandeza da Street Fighter RPG Brasil é através de nossos números:

Em 2009 tivemos 32.246 visitas e 179.795 visualizações de páginas (de fevereiro até dezembro). Tem um total de 732 posts, 804 imagens, 2 suplementos oficiais traduzidos (e mais um a caminho, veja em Livros Traduzidos), 1 adaptação inédita (não está sabendo? Vá até nossa seção de Adaptações), 8 entrevistas, 2 fanfics, 15 contos, 25 artigos, 34 Estilos de Luta, 248 Manobras Especiais, 3 novos Antecedentes, 89 personagens (tirando os capangas e incluindo quase todos personagens de Street Fighter 4, todos personagens de SF1, vários personagens de SF Alpha e vários personagens de Final Fight).

Hoje, metade dos nossos visitantes vem do Google, enquanto dos outros 50%, 30% vem de sites de parceiros e outras referências. Os 20% restantes são visitantes assíduos do site e vem diretamente conferir as novidades. Agradeço a todos pelo tempo dispendido visitando e ajudando este blog que não pára de crescer. E que 2010 seja ainda melhor, indo de encontro ao mais forte!

Leia também 1 ano de SF RPG Brasil: Conheça a História.