O problema dos super-personagens

Fei Long - um Super-Personagem

Uma das grandes tentações que atormentam os jogadores é a de criar super-personagens. Apesar disso não valer para todos os jogadores, o desejo pelo poder absoluto afeta, às vezes, até mesmo os mais experientes.

Muitos jogadores vêem seus personagens como nada mais que uma coleção de números que influem no sistema de jogo. Eles não pensam em seus personagens como personalidades a serem desenvolvidas. Jogadores assim, que querem "ganhar" o jogo a todo custo, estão perdendo a maior parte da diversão.

As maiores dificuldades ocorrem quando um jogador pede para usar um personagem de outra crônica, na qual os personagens eram mais poderosos. A menos que você esteja preparado para suportá-los – super-personagens podem desestabilizar seriamente uma crônica – pois os jogadores com personagens de poder médio vão se irritando gradualmente, como se os personagens poderosos dominassem o jogo; jogadores com personagens "quase Guerreiros Mundiais" sentem-se desamparados por seus companheiros. Nada disso contribui para a harmonia e cooperação entre jogadores e personagens.

Cooperação é um elemento vital para o bom andamento do jogo. Em qualquer grupo de personagens, todos têm coisas boas a oferecer e fraquezas a superar. Esta é a base para um time de Street Fighters; até mesmo uma equipe de lutadores iniciantes, com técnicas diversificadas, pode executar tarefas maiores do que seu poder sugere.

Agora, imagine um personagem que é um exército por si só. Ele não precisa de outros personagens, exceto talvez como sacos de pancada ou staff. Ele não precisa de aliados. Sua presença isolada destrói um dos aspectos fundamentais do jogo: a cooperação.

Identificando personagens Poderosos Demais

Não existem regras absolutas para definir um personagem excessivamente poderoso, já que este é um conceito que varia de crônica para crônica. Personagens que são medianos em seu jogo, podem ser fracos na crônica de um amigo seu. Os personagens dele, por outro lado, podem ser frágeis se comparados com outros times. Alguma experiência é necessária para se descobrir a dose correta de poder a ser concedido aos personagens. Porém, aqueles criados seguindo o mesmo método devem ser, ao menos, comparáveis.

Quando alguém traz um personagem de uma crônica diferente e quer usá-lo em seu jogo, compare o personagem proposto com aqueles já em uso. Ele não deve ser nem muito forte nem muito fraco. Certamente você deve ter cuidado com um personagem cujos valores de atributos e técnicas são todos 5!

Lidando com Personagens Poderosos Demais

Se você determinar que um personagem é poderoso demais, o jogador tem duas opções. Primeiro, ele pode concordar e, com a sua aprovação, enfraquecer o personagem. Pode ser algo simples, como escolher outra Manobra Especial ou desistir de um combo repetitivo. Segundo, o jogador pode concordar em criar outro personagem.

Se esse tipo de mudança parece muito drástica ou requer muitas alterações nos valores dos atributos ou técnicas, a melhor opção é a segunda. O personagem antigo pode ser usado sem maiores problemas, em uma crônica na qual ele se encaixe. O novo personagem, mais apropriado para a sua crônica, poderá desemvolver-se no decorrer do jogo.

Este texto foi fortemente influeciado pelo texto Super-Personagens, presente no Livro do Mestre do jogo de RPG Advanced Dungeons & Dragons 2ª edição, da Editora Abril.

Dhalsim - outro Super-Personagem