Carlos Pesina e Richard Divizio

Entre os atores do elenco do game Mortal Kombat II (sim, ele foi feito com atores reais), Rayden é Carlos Pesina e o homem que representa Kano e Baraka é Richard Divizio, e com o sucesso do Mortal Kombat II eles se transformaram em celebridades nos EUA. Esta entrevista foi feita por Mike Stokes e foi publicada no Brasil, na HQ Mortal Kombat – Rayden e Kano nº 1, lançado pela Editora Escala em 1995. 

************************************* 

Carlos Pesina

Carlos Pesina nasceu em 1967 em Chicago, Illinois. Além de um experiente lutador ele também é um perito em computação gráfica a serviço da Midway desde 1995. Trabalhava junto de seu irmão Daniel Pesina (que interpretou diversos personagens), que foi demitido em 1994 por se vestir como Johnny Cage em uma participação sua em um fighting game antigo, chamado Blood Storm.

Richard "Rich" Divizio nasceu em 1968, também em Chicago, sendo inclusive amigo e infância de Carlos e colega de faculdade (Computação Gráfica) de John Tobias, criador do game Mortal Kombat. Além de Kano, Rich teve seus movimentos capturados para os personagens Baraka, Kabal e Quan Chi. Sendo o único ator do game Mortal Kombat a participar de todas a sfranquias até hoje. Richard também fez papel de figurante no Batman O Cavaleiro das Trevas, como um capanga.

"Eu preciso ter sempre alguém andando comigo pelas lojas, porque as pessoas não param de se aproximar", Divizio (que é reconhecido como Kano e Baraka) conta sorrindo. Mas, ao contrário dos personagens que faz, ele é educado com seus fãs.

Para se transformarem nos personagens, os atores são filmados enquanto realizam vários golpes voltados para a câmera e em frente à tela azul. Logo após, as imagens são coletada e computadorizadas para serem usados no jogo. Como você já deve saber, os atores têm habilidades das artes marciais, o que faz com que o jogo seja mais autêntico e excitante.

"Nosso estilo, que é o Kung Fu Chinês", explica Pesina, "é vistoso e técnico, e por isso funciona muito bem com filme, vídeo ou qualquer tipo de trabalho relacionado à ação ou videogames…ele parece muito atraente".

Pesina começou a praticar artes marciais com 12 anos de idade, porque ele via seu irmão mais velho fazendo. Logo depois ele encontrou Divizio. "Eu encontrei Carlos quando comecei nas artes marciais", diz Divizio, "portanto somos amigos desde que tínhamos 13 anos". Divizio é faixa verde no estilo "Louva-a-Deus".

Todas as suas realizações no Mortal Kombat também foram influenciadas, de alguma maneira, pelos golpes das artes marciais, especialmente aqueles do astro Bruce Lee. "Ele dominava completamente as telas", fala Pesina. "Ele era muito ativo comparado a alguns artistas marciais da atualidade".

Enquanto Pesina agora trabalha na Midway como engenheiro de vídeo, ao memso tempo em que foram contratados para o Mortal Kombat, Pesina e Divizio estudaram na "American Academy of Arts" de Chicago seguindo a carreira de Computação Gráfica. "Carlos e eu nos formamos juntos", diz Divizio. "Eu ainda exerço a carreira formando imagens no computador, desenhando e fazendo gráficos". Então, como vocês e seus amigos conseguiram a chance de representar personagens em um vídeogame como Mortal Kombat II?

Ser experiente nas artes marciais é uma coisa que acrescenta, mas crescer com um amigo que é o criador do Mortal Kombat John Tobias, também não é nada mal. "Nós crescemos com John Tobias, e ele sabia que havíamos feito alguns trabalhos de dublê no filme das Tartarugas Ninjas 'Secret of the Ooze Partill'", explica Divizio. "Quando ele precisou fazer esse jogo, ele sabia que tinha alguns que sabiam artes marciais, então ele nos perguntou se gostaríamos de gravar para que as pessoas da Williams/Bally Midway observassem se éramos bons o suficiente, e isso tudo aconteceu".

Pesina e Divizio acabaram se acostumando a olhar suas imagens no jogo, mas Pesina descreve a primeira vez que se viu como Rayden fazendo um Fatality como "totalmente pavoroso". "Eu não pude acreditar", relata Pesina. "Existem certos golpes que você não pode nas artes marciais, como um torpedo, e ver isso foi emocionante". "É uma experiência," ele continua, "ver você mesmo em um papel imaginário".

Os dois ainda se surpreendem quando são reconhecidos  todos os dias. Eles não deixaram que a fama "subisse à cabeça". "Rich tem sido mais reconhecido nas ruas do que os outros personagens", explica Pesina. "Não foi nunca mais estranho olhar para o jogo e ver que era eu mesmo", diz Divizio. "Eu passei por isso, mas às vezes quando estou nas ruas isso parece estranho".

A primeira vez que Pesina foi reconhecido aconteceu pelo telefone quando uma fã perguntou se ele era Rayden realmente. "Sim, você pode falar com Carlos Pesina no 1-900 – Rayden!", brinca Divizio. (Não existe um número de telefone para Rayden e nem há nenhum plano para isso). "Eu realmente não me lembro como isso aconteceu, mas foi muito bom", fala Divizio. "É bastante surpreendente a forma como as pessoas tratam você de uma hora para outra. Sou como todas as pessoas, mais isso é como se eu encontrasse Michael Jordan ou algo parecido…é diferente."

Quando é comparado aos astros de filmes de ação da atualidade, Pesina dá risada, mas com um filme Mortal Kombat a caminho, Divizio está um pouco mais pensativo. "Eu não sei se você pode comparar uma coisa com a outra", ele diz. "Eu gostaria que nós fossemos um pouco mais reconhecidos como no cinema e coisas do mortal kombat que estão surgindo, mas várias pessoas provavelmente ainda não acham que essas são pessoas reais no jogo. talvez quando fizermos mais entrevistas elas entenderão isso".

"Eu entrei em contato com companhia que estava fazendo o filme para fazer um teste de seis meses a um ano antes que eles escolhessem Kano para o elenco e então eu vi que eles já tinham um outro ator", continua Divizio, "portanto eles escolheram alguém e eu não tive a chance de um teste". Entretanto, eles foram convidados para conhecer o set de filmagem do Mortal Kombat (filme) pelos produtores. Apesar de Pesina estar muito ocupado trabalhando na Midway para fazer a viagem, Divizio foi ver os cenários e um pouco de filmagem. "Estava muito legal", ele diz.

O estrelato do filme pode não ter recebido o elenco do jogo do Mortal Kombat, mas em compensação, com o Mortal Kombat III a caminho, os fãs do jogo estarão satisfeitos em vê-los exatamente onde estão. 

Richard Divizio como Kano