Força de Vontade

Força de Vontade representa a força interior, determinação e vontade. Quanto mais alta a força de vontade do personagem, mais difícil será desviá-lo de seu código de ética pessoal. Personagens com Força de Vontade alta são conhecidos pela feroz dedicação com que perseguem seus objetivos. Força de Vontade varia de 1 a 10. Um indica uma pessoa de vontade fraca; 10 indica uma pessoa de vontade inquebrável.

Força de Vontade tem dois propósitos. Primeiro, o nível permanente funciona como uma estatística constante, medindo a fortaleza interior permanente do personagem. Segundo, pontos do nível temporário podem ser gastos para permitir que o personagem realize certas açôes especiais.

Apenas um ponto de Força de Vontade pode ser gasto por turno, isto é considerado um Esforço Extra.

A Força de Vontade de um personagem iniciante é determinada pelo estilo dele (veja seção de Estilos).

Personagens podem recuperar Força de Vontade sendo bem sucedido em um teste de Honra no final do combate. Personagens recuperam toda a sua Força de Vontade (até o seu nível permanente) no final da história.

O nível máximo de Força de Vontade é 10. Nenhum personagem poderá exceder este nível.

* Errata: no Livro Básico em Português está escrito que o teste da para recuperar Força de Vontade é o rolamento da própria Força de Vontade. Isso contradiz a informação na seção sobre Honra, que explica que o teste para curar Chi e/ou FdV é com Honra. No Core Rulebook original (Inglês) a informação correta é que o teste é de Honra mesmo (pg64). O texto acima está condizente com a versão original.

Ryu ensinando que se dvee ter Força de Vontade