Como é um RPG de Street Fighter?

RPGs (RolePlaying Games) são jogos que se assemelham a filmes imaginários que você cria com seus amigos. Estes jogos permitem que você e seus amigos se tornem heróis Impressionantes e tenham aventuras impossíveis no mundo real. Jogos como Street Fighter RPG (foco deste site) são histórias compartilhadas; cada jogador cria um parte de uma única história sem fim.

Um dos Jogadores de Street Fighter RPG assume o papel de Narrador, o diretor e produtor do seu filme particular, O jogador agindo como Narrador tem o maior desafio, pois ele deve trazer o mundo de Street Fighter à vida. O Narrador cria a história, detalha os perigos que os personagens enfrentarão e descreve as recompensas que eles poderão ganhar. Os outros jogadores se tornam mais ou menos atores, jogando com Street Fighters, Os papéis dos jogadores e Narrador são explorados em maior detalhe mais adiante.

RPGs são exercícios criativos, e divertidos como tais, A interação e a cooperação encontradas nos RPGs são dificilmente vistas em outros lugares, A interpretação traz uma dimensão toda nova aos personagens clássicos de Street Fighter. O que Blanka e Ken fazem quando não estão lutando? Ryu tem uma namorada? Chun Li tem um namorado? O que um Street Fighter honrado faria diante de um crime em andamento? E se alguém importante para ele fosse capturado pela Shadaloo? Essas perguntas e muitas outras serão respondidas por você.

Os jogadores também não estão limitados aos papéis dos Guerreiros Mundiais. Eles também podem criar seus próprios Street Fighters, Embora estes personagens iniciantes não tenham a impressionante habilidade e o poder de guerreiros experientes como Guile ou Ryu (pelo menos não ainda), eles podem atingir a fama e o reconhecimento por conta própria. Estes novos personagens são seus para criar e desenvolver — as motivações, o estilo, as personalidades e os objetivos deles são escolhidos por você,

Quer você esteja jogando com os famosos Guerreiros Mundiais ou criando novos Street Fighters inteiramente seus, você participará de aventuras que vão além das arenas de luta: expedições a ruínas misteriosas, perseguições perigosas por penhascos, fugas alucinadas por campos de batalha urbanos e salvamentos ousados de fortalezas escondidas. Com Street Fighter você pode colocar seus personagens em qualquer tipo de aventura que você e seus amigos consigam imaginar. Sua maior ferramenta é a sua imaginação, e seu único limite será aquele que você mesmo estabelecer.

Embora o Narrador coloque desafios e inimigos para os outros Jogadores, ele e os jogadores não são antagonistas, mas colaboradores. O desafio vem de inventar buscas e batalhas que rivalizem com os grande filmes de ação, não de derrotar uns aos outros.

Lembra-se daquela época?

Um RPG é como uma versão adulta dos jogos que brincávamos quando éramos crianças. Quando corríamos pêlos nossos quintais e playgrounds fingindo ser policiais e bandidos, ou super-heróis, ou cowboys, ou astronautas, éramos essencialmente atores fazendo um tipo de teatro de Improviso, Criávamos nossas falas e a trama conforme nos divertíamos, As histórias eram normalmente bem simples, mas o faz-de-conta as tornava divertidas,

Jogar um RPG como Street Fighter não é muito diferente. Como um jogador, você criará um personagem e vai interpretá-lo durante o jogo. O personagemprovavelmente será um herói das artes marciais, com fantásticas habilidades físicas e capaz de manipular potentes poderes místicos (como a Fireball de Ryu ou o Teleporte de Dhalsim). Enquanto estiver jogando, você decidirá o que seu personagem fará a cada passo da história, Você falará pelo personagem e descreverá o que ele faz. E, quando as coisas engrossarem, você decidirá como ele luta.

Diferente dos jogos de playground, os RPGs não envolvem correr ou outras atividades físicas. Eles são jogados dentro de casa, na mesa da cozinha ou no chão da sala. Você não precisa de muitos equipamentos para começar; apenas lápis, papel e alguns dados de 10 lados (estes dados especiais são vendidos nas lojas especializadas). Você precisará de espaço suficiente para um mapa, (como aquele incluído no terceiro fascículo desta série) para usar as figuras recortáveis (também incluídas no terceiro fascículo) e mostrar a ação conforme ela acontece no jogo.

Você precisa de pelo menos duas pessoas para jogar, mas grupos de 3 a 5 pessoas são melhores, Todos os jogadores, com uma exceção, assumirão os papéis de personagens específicos (chamados de “personagens jogadores”). Um dos jogadores será o Narrador.

Alguns jogadores gostam de revezar entre ser Narrador e jogador, enquanto outros gostam mais de ser Narradores do que jogadores. Antes que todos se sentem para jogar, o Narrador deve preparar uma história. Durante a história, o Narrador descreve para os jogadores o que seus personagens estão vendo e ouvindo. O Narrador também interpreta os papéis dos outros personagens que o jogadores encontram durante a história.

Embora a parte mais importante de jogar RPG seja a diversão, existem regras. Nos videogames há muitas regras, mas você não precisa conhecê-las; o computador cuida disso para você, e não permite que você as quebre, Por exemplo; Chun Li só consegue saltar uma certa distância, e seu Roundhouse Kick só inflige certa quantidade de dano quando acerta. Isto está ótimo para um videogame. Em uma história de Street FIghter, contudo, tudo que você imaginar pode acontecer, e nenhum computador pode cuidar de todas as possibilidades. Por exemplo: e se Chun Li quiser pegar uma cadeira e esmagá-la na cabeça de um ninja da Shadaloo que a está atacando em um restaurante? Nós precisamos das regras para nos dizer o que acontece. Quanto dano o ninja recebe? Ele está tonto ou inconsciente? Pode Chun Li atingi-lo antes que Veja a chute por trás? Este livro fornece um conjunto de regras para ajudar você a decidir como as histórias se desenrolam.

Uma Nota de Aviso

Apesar de ser óbvio, estes jogos são filmes imaginários, não exercícios ao vivo. Existem muitas idéias erradas sobre este passatempo. Nós, da Street Fighter RPG Brasil, enfatizamos que nenhum combate físico é usado no jogo Street Fighter. Jogadores interessados em aprender artes marciais devem procurar academias respeitáveis para receber aulas. Um treinamento real em artes marciais traz vários benefícios: boa forma, disciplina, defesa pessoal e senso de propósito. Street Fighter, contudo, é simplesmente um exercício de imaginação. Não faça nenhuma ação além de rolar os dados, ok?