Manabu Takemura

Manabu Takemura

Manabu Takemura é um game designer a serviço da Capcom, tendo trabalhado em games como Resident Evil: Dead Aim, Ghosts 'n Goblins e Street Fighter! Sim, Manabu takemura trabalhou no primeiro Street Fighter de todos os tempos, responsável por nada mais nada menos do que a criação do personagem Ryu, que se tornaria o icone máximo da franquia e motivo de sucesso da mesma (afinal você só podia jogar com ele mesmo, haushuahshsa). A entrevista abaixo foi feita pela equipe da revista americana Next Generation, de Outubro de 1998 (na época do lançamento de Street Fighter 3, se não me engano) e traduzida por Fernando Jr.


De onde veio a idéia do personagem Ryu?

No primeiro jogo da franquia Street Fighter, Ryu era o único personagem selecionável, então nós procuramos alguém com quem as pessoas poderiam se identificar. Quando nós estavámos criando Street Fighter 2, nós trouxemos oito personagens selecionáveis. Ryu e Ken eram os escolhidos pois eles estavam no primeiro jogo, e eles se combinavam muito bem comos personagem do player 1 e do player 2. Ryu simboliza um artista marcial japonês (Budoka), enquanto Ken é o típico jovem que gosta da cultura americana e quer se tornar um americano (Nota do Tradutor: sim é isso mesmo que você leu. Acho que o conceito original do Ken não era o de um americano riquinho.).

Como essa idéia evoluiu e mudou como Ryu era desenvolvido?

Em Street Fighter 1, Ryu era magro e não parecia muito forte. Eu tornei ele mais musculoso, para que se parecesse mais com um artista marcial.

Evolução de Ryu ao longo dos jogos

O que você vê como características marcantes de Ryu?

Seu uniforme branco de karatê. Os jogadores sabem que ele é um mestre no karatê à primeira vista.

Ryu foi desenvovido para invocar quais sentimentos no jogador?

Cabe ao jogador do jogo sentir algo. Nós não esperamos algum sentimento específico deles. Mas ele se tornou uma parte essencial do mundo de Street Fighter. Se nós fizermos um jogo Street Fighter sem Ryu, creio que alguns jogadores dirão "não". (Nota do Tradutor: alguns?)

Qual o segredo do sucesso de Ryu?

O sucesso de Ryu é devido à Street Fighter 2 ter se tornado um grande hit, e Ryu representava o jogo.

Além de Ryu, qual o seu personagem favorito dos games e porque?

Chun Li, Guile e Megaman. Eu gosto de personagens que são reconhecidamente belos, fortes ou simples.

Existe algum atributo em comum que possa ser identificado em todos personagens de sucesso dos jogos?

Todos estão em jogos que são ou foram grandes hits e tiveram um papel importante para torná-lo um grande hit. Eu acho que os grandes personagens são aqueles que são divertidos de jogar ou aqueles com que os jogadores sentem vontade de jogar. Eu tento manter esses objetivos em minha mente quando estou criando um personagem.

Como diferente personagens ressoam com diferentes audiências? (Nota do Tradutor: ou como personagens feitos da mesma forma tem aceitação diferente dos jogadores)

Todos os jogadores são diferentes. Este é o motivo pelo qual criamos Street Fighter 2 com oito personagens.

Hoje, como as limitações técnicas restringem a criação de um personagem?

Não existem limitações técnicas além da nossa imaginação. Existem muitas coisas que eu acho que não podem ser realizadas. Mas eu não acho que isso seja uma limitação, mas sim um desafio. E eu fico muito feliz quando eu tento transpor estas dificuldades.


Além das perguntas, o autor da entrevista realizou uma "trívia" ditando características de Ryu, enquanto o sr. Takemura explicava uma a uma.

Faixa na Cabeça: mostra seu espírito guerreiro. As pessoas japonesas algumas vezes vestem seus hachimaki quando estão frente-a-frente com grandes dificuldades ou estão determinados a executar uma tarefa muito difícil (Nota do Tradutor: isso explica o porque Ryu sempre aperta a faixa antes de batalhas).

Faixa Preta: Ryu é um mestre de Karatê. A precisão de seus golpes (socos, chutes, Shoryuken, Hadouken) é também mostrado pelos movimentos da faixa.

Uniforme de Karatê Rasgado: À primeira vista, você pode adivinhar o quão difícil seu treinamento foi. Ele presenciou algumas lutas antes de seu uniforme rasgar.

Pés Descalços: Ele é um lutador devotado e não se importa em lutar descalço. Como você sabe, Karatê é um esporte indoor. Mas lutadores de Karatê devotados treinam a si mesmo em condições severas como lutar descalço fora de locais apropriados e lutar no inverno.