O caminho da iluminação

Rose e o caminho da iluminação

Obviamente não é tão simples explicar o caminho da iluminação. Seja qual for sua crença, etnia ou meio social, existe uma linguagem universal. A Distinção do certo do que é errado, do que é nobre do que é ignóbil. Mas se isso fosse a base da iluminação, esta seria tão rasa quanto uma poça d´água e tão turva quanto se essa água fosse lama.

A Iluminação está muito além de valores morais, socioeconômicos ou simplesmente certo ou errado. Alguém iluminado não tem Obrigação em ser correto, ele não protegeria um inocente por ele ser um inocente e sim porque dentro de seu Ser primordial, dentro de seu "Eu", sente que assim deve fazer, porque assim o fluxo da energia do Universo o levou a fazer. A Iluminação é a ação pela não-ação.

Sim isso pode parecer confuso, contraditório, errôneo, mas antes de prosseguir destaque-se de seus preceitos, criados dentro de um conceito primeiramente, mas não unicamente, ocidentais e por conseguintes muito diferentes dos conceitos primários e originais da criação do Universo.

A Iluminação tem ligação direta com a liberdade. Não a liberdade em seu pré-conceito, e sim a liberdade real, do seu “Eu”. Iluminação é sobretudo entender seu propósito. O seu próprio propósito diante da magnitude de todas as outras coisas existentes sejam físicas e metafísicas. Pois tudo tem sua meta, seu porque de existir, de coexistir. Inclusive o guerreiro.

A Iluminação não prevê contra peso, não tem força oposta, pois todas as coisas têm seu propósito ate o Ser que cai em demência. Pois ele já não existe mais, seu Ser foi quebrado e destruído e agora ele apenas é uma ferramenta na mão das forças Universais, ele de uma forma ou de outra alcançou sua Iluminação, mas escolheu a forma mais fácil… a do poder!

Mas o entendimento sobre tal situação não é que este ser entorpecido esteja certo ou errado em se declinar ao mal. Ele apenas é.

Com isso ele tem seu propósito e de fato ele esta muito próximo da Iluminação, mas nunca a alcançará com plenitude, pois em verdade ele não sabe, perdendo sua liberdade.

No Cristianismo isso se faz realidade. Cristo, o Símbolo Máximo de muitas vertentes é exemplo de tal fato. Oras se ele é Deus encarnado, ele poderia ter abatido milhões com apenas sua vontade, mas Cristo em sua infinita iluminação sabia qual seu propósito e mesmo sendo tentado, até o ultimo instante, não recuou de seu destino, e segundo a própria doutrina Cristã, se sacrificou em holocausto para salvar toda humanidade. Isso é o que separa o Iluminado, ou aquele que trilha o caminho da Iluminação, do resto. A percepção, pela conscientização do lhe impulsiona.

A Iluminação é consciência de sua liberdade, a Liberdade de ser movido pela não-ação, isso faz o guerreiro ter uma comunhão com o Universo, a ponto de se tornar Uno. Ao chegar a esse estágio, o guerreiro já não é mais um guerreiro, a espada não precisará mais ser desembainhada, sua espada será o Universo e nada mais poderoso que o universo e ele será o Universo.

Deste modo entende-se que o caminho da Iluminação não tem nem começo nem fim. Seja o que for que lhe delimitar, sua visão do Real, se você acredita: Em Deus; Budha; Mahomed; O que você encarar como continuação: Reencarnação, despertar; O Universo sempre será infinito, assim como a sabedoria, a Luz e o caminho a se trilhar até o reinicio, até o inevitável. Até a morte.

A Iluminação nada tem a ver com seus preceitos e sua escolha também, quase todos se não todos o trilhamos, mesmo sem perceber, mesmo que não queiramos.

A Iluminação é o caminho, o caminho do guerreiro.

*****************************

Texto originalmente escrito por Victor Rocha no Fórum da Burning Spirits.