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Dicas para o Narrador Área visada principalmente por Narradores iniciantes, tem muitas dicas e textos interessantes. É ótima até mesmo para os mais experientes! Ideogramas Às vezes um Narrador precisa de imagens de hanjis, kanjis ou outros ideogramas, principalmente numa crônica de Street Fighter. Portanto, agora fornecerei o máximo de símbolos que puder. Confiram abaixo o que eu já consegui:
Ninja e Dim Mak Muitos já devem ter ouvido falar que certos ninjas possuem a habilidade de atingir os pontos vitais e ferir drasticamente oponentes, e certas fontes até mencionam o termo "Dim Mak". Em SF RPG, o estilo ninjitsu não pode aprender o Dim Mak apresentado no livro básico, e isso pode ter causado o espanto de alguns. Lendo a página 52 do romance NINJA, de Eric van Lustbader (uma ótima leitura para inspirar aventuras fora da arena, bem ao estilo de SF e filmes de artes marciais), concluí que talvez não seja bem assim. Ele diz: "(...) Mas cada ryu, isto é, escola e, no caso dos ninja, clã, especializava-se em diferentes formas de combate, espionagem, costumes, etc. Por exemplo, o ryu Fodo era conhecido por seu trabalho com várias espécies de pequenas lâminas escondidas, o Gyokku era especialista em usar o polegar e o indicador nos centros nervosos do corpo em combates corpo a corpo, os Kotto especializavam-se em quebrar ossos, outros usavam o hipnotismo, etc (...)." Isso parece indicar que eram apenas ataques dirigidos aos nervos a fim de inutilizá-los, como um Wounded Knee, e são representados por manobras como Boshi-ken e Shikan-ken, ou a própria Wounded Knee. O Dim Mak é muito diferente disso, consistindo em acertar rotas de fluxo de Chi e prejudicá-las, causando assim dor, dormência, doenças e até mesmo a morte. No mundo de Street Fighter vemos vários ninjas, como os clássicos (Geki e Ibuki) e alguns mais exóticos e modernos (Guy e Vega), mas nenhum deles possui algo parecido a um "Toque da Morte". Gen usa isso em SF Alpha 2 e 3, e até é mencionado que seu estilo é direcionado para a morte.Onde situar sua Crônica? A seguir teremos indicações dos principais cenários de Street Fighter e dicas sobre como usá-los em suas crônicas. Também falarei sobre até onde são aproveitáveis e sobre como encaixá-los. Street Fighter 1 (1987): o primeiro game de luta com seis botões (e um dos únicos) não é um cenário muito bom ou amplo. Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen e Birdie são ótimos personagens, mas isso acontece porque foram desenvolvidos nos games futuros. Esse cenário é ótimo para começar uma crônica. Talvez com os personagens (ou seu mestre) lutando no torneio e perdendo feio ou algo do tipo. Crônicas que começam aqui seriam melhor concluídas no cenário Alpha, ou ainda no ótimo SF2. Como
em Conspiração Total, onde derrotaram a Yakuza de Tóquio, depois a Shadaloo e enfim
tiveram a batalha final contra Garuda. Street Fighter 2 Victory: essa ótima
série é um outro grande cenário! É boa para quem quer mudar só que não quer largar
os Guerreiros Mundiais de SF. Ela traz uma nova profundidade para os poderes de
Foco, além de mudar os personagens e o mundo - que é mais parecido com o nosso.
Vega tem a hipnose dos ninjas, Dhalsim tem Dim Mak e muito mais! Com certeza é uma
ótima opção para variar um pouco.
Crossover:
há muitas boas adaptações aqui e várias podiam servir para uma crônica junto com
os Street Fighters. Com a chegada de SNK VS Capcom, as adaptações de South Town
são as mais sugeridas. Também há a X-Men e Marvel VS Street Fighter, para séries
um pouco mais diferentes e épicas. No entanto outras também combinam, mas as melhores
são mesmo de games. Algumas, não precisam ser parte importante do cenário, mas uma
simples adição (como colocar o Clube da Luta de Tyler Durden no cenário). É sempre
bom surpreender os jogadores! Eu vou parando por aqui. Espero que tenham curtido
a matéria, mas espero mais ainda que ela tenha sido útil. Faça os preparativos e...
Let's rock! (Jun, mals ae pelo plágio... ^_^)
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