Praticantes de Karatê Shotokan em Street Fighter

 

Screenshot de Street Fighter II – The Animated Movie com fichas de Ryu e Ken e seu estilo listado como “Karate

 

Inicialmente, Ryu e Ken eram lutadores de karatê com alguma influência de judô. A Capcom of America definiu esse karatê como sendo Shotokan. Seu estilo, porém, mudaria mais tarde, com o surgimento de Akuma e o início da série Zero/Alpha, sendo definido como uma mescla de karatê, judô e taekwondô voltada para a morte. De todo modo, muitos personagens da série possuem influências de Karatê Shotokan, que é um estilo que marca a saga.

As bios e informações em itálico foram traduzidas do Street Fighter Plot Canon Guide. Agradecimentos especiais a Tiamat e ao pessoal que ajudou no FAQ.

AKUMA (GOUKI no Japão)

Altura: 178cm
Peso: 80kg
Medidas: Busto 118, Cintura 84, Quadril 86
Tipo sangüíneo: Desconhecido
Local de Nascimento: Desconhecido
Habilidade Especial: Desconhecida
Gosta: Desconhecido
Não gosta: Desconhecido
Estilo de Luta: Artes Assassinas

 

 

Quando Akuma surgiu, em 1994, a Capcom passou a afirmar que todos os discípulos da escola de Goutetsu lutam Ansatsuken, um termo que, numa boa tradução, significaria “Artes Assassinas”. Com o retorno de Gen à série e a publicação de sua bio no All About SFZ3, notou-se que seu estilo também era classificado com o mesmo termo. Então veio a explicação de que é apenas um desenvolvimento a mais de certas artes marciais, modificando o modo de se canalizar o ki para buscar a morte do oponente. No caso de Gen, ele se baseava em seus estilos de kung fu.

No entanto, ficou a dúvida sobre qual era a arte básica de Akuma, e também sobre qual era a de Ryu e Ken (em sua bio era dito “Artes Assassinas”, contudo seu estilo perdeu os golpes assassinos, eles foram enfraquecidos por Gouken... então o que eles lutam, afinal?). Anteriormente, do SF1 (1987) até o Super SF2 (1993), os japoneses os viam como versões estilizadas de lutadores de karatê Kyokushin, uma modalidade bem popular no Japão que mescla técnicas de Shotokan com chutes de taekwondô e movimentos de outras artes. No All About SFZ3 foi até dito que seu estilo é uma mistura de karatê, chutes de taekwondô e arremessos de judô. Mas esse livro é conhecido por afirmações no mínimo estranhas, como na bio de Chun Li, em que é afirmado que ela luta “Tai Chi”. Talvez disseram isso apenas pelos praticantes de Tai Chi em seu cenário, pois sempre se afirmou que Chun Li lutava “artes marciais chinesas”, tanto que a Capcom of América definiu como Wu Shu. Num dos Capcom vs SNK até é dito que ela luta “kung fu”.

O mais provável é que até hoje não se tenha definido no Japão o que realmente eles lutam.

A Capcom of América, atual detentora dos direitos sobre Street Fighter, sempre definiu que Ryu e Ken (e mais tarde Akuma, Sakura e Sean, dentre outros) lutavam karatê Shotokan. E, com o advento de Akuma, ela resolveu a questão de forma mais clara, dizendo apenas que ele dominava um tipo de técnica denominada “killing arts” (“artes de matar”), as quais Gen também dominava. Como é a versão mais clara, creio que o melhor seja que consideremos todos os que vieram de Goutetsu como lutadores de Shotokan com toques de judô e taekwondô, ou ainda das killing arts.

 

Goutetsu, que inventou as artes do Hado, Shoryu, Tatsumaki e Shungokusatsu, ensinou o Shun Goku Satsu (Instant Hell Murder) para Akuma e Gouken. Gouken, entretanto, não gostava de matar e não o ensinou para Ryu e Ken, ensinando para eles uma enfraquecida versão da arte assassina. A Capcom of USA mudou o storyline e disse que Goutetsu escondeu os segredos do Shun Goku Satsu, mas isso não é verdade. ...enquanto ainda estou tentando achar onde é dito que Goutetsu a ensinou, por outro lado Saiki disse que não é esse o caso. Os outros três (Hado, Shoryu e Tatsumaki) são citados no All About Capcom. Tudo o que temos achado muito é que Goutetsu falou sobre o Shungokusatsu, não necessariamente o ensinou. Talvez então Akuma o descobriu e Gouken nunca o soube. Também é dito que Goutetsu a descreveu como "técnica perdida”, mas ele ensinou o primeiro passo para ela (satsu no hadou). Ela é perdida pelo perigo que envolve o usuário. Isso também significa que talvez Goutetsu nunca tenha desenvolvido o Shungokusatsu, mas tenha aprendido sobre isso de seu mestre.
Akuma usa satsu no hadou. De acordo com o que é dito sobre Gouki em SFZ, Goutetsu podia ativar e desativar seu Satsui no Hadou conforme quisesse, similar a um interruptor. Esse era o seu nível de disciplina. Gouken, entretanto, desenvolveu uma arte completamente diferente da de Goutetsu e Akuma. Enquanto parece ser similar, o método de usar o ki é completamente diferente. A Capcom não disse como é diferente, no entanto.

 

DAN HIBIKI

Altura: 177cm
Peso: 74kg
Medidas: Busto 113, Cintura 83, Quadril 88
Tipo sangüíneo: O
Local de Nascimento: Hong Kong
Habilidade Especial: Quebrar telhas, Karaokê
Gosta: Provocar
Não gosta: Algas marinhas, pessoas vaidosas, Mal
Estilo de Luta: Artes marciais Saikyoryu (baseado nos ensinamentos de Gouken)

 

O pai de Dan, Go Hibiki, foi um mestre de Muay Thai. É por isso que ele desafiou Sagat. Go tirou um dos olhos de Sagat durante a batalha, e com raiva por causa disso, Sagat matou-o. Há um desenho oficial de Go Hibiki nocauteado, e ele está vestido com uma roupa de Muay Thai (é uma figura de um jovem lutador de Muay Thai segurando alguém derrotado. Esse jovem lutador de Muay Thai é Sagat, e seu olho ferido pode ser visto na figura também, e a pessoa derrotada é Go Hibiki. Isso foi confirmado como oficial). A brincadeira com Go Hibiki em Pocket Fighter é uma paródia com uma das séries da SNK, Art of Fighting, e não conta. Muitas pessoas notaram que você pode ver um toque de Muay Thai nos movimentos de Dan se você olhar cuidadosamente (o Dankuukyaku é um bom exemplo). Pode ser apenas coincidência, mas eu não acho que seja, e foi confirmado ser oficial o fato de seu pai lutar Muay Thai, então estou muito certo que seus movimentos terem um toque de Muay Thai é algo proposital, feito pela Capcom.
Algum tempo depois da batalha com Sagat, Go morreu. Ele não morreu durante a batalha, mas morreu logo por causa dos seus ferimentos. Dan, uma criança pequena, passou a odiar Sagat por ter matado o seu pai. Para se preparar para a vingança, ele viajou de sua casa em Hong Kong até o Japão para estudar artes marciais. Ele treinou com um mestre de artes letais chamado Gouken por um tempo, mas foi mandado embora do dojô porque seu coração estava cheio de ódio por Sagat. Depois disso, Dan retornou a Hong Kong e treinou sozinho usando o seu próprio "estilo".

 

KEN MASTERS

Data de Nascimento: 14 de Fevereiro de 1965
Altura: 175cm
Peso: 72kg
Medidas: Busto 110, Cintura 82, Quadril 86
Tipo sangüíneo: B
Local de Nascimento: EUA
Hobby: Dirigir
Habilidade Especial: Cozinhar (Massas)
Gosta: Andar de skate, Massas
Não gosta: Umeboshi, Novelas
Estilo de Luta: Artes Assassinas

 

 

Assim como Ryu, Ken aprendeu a lutar com Gouken. Contudo, aos poucos o seu jeitão informal foi sendo realçado mais e mais durante a série Street Fighter, apesar de ainda mantidos movimentos de Shotokan, como os vistos acima. Ele passou a chutar de forma relaxada e estilosa, sem a dureza tradicional de seu estilo de luta. Uma fonte não-oficial já me afirmou certa vez que seu treinamento não estava completo quando aconteceu o World Warriors Tournament, e por isso apenas Ryu participou. Como Gouken morreu, Ken desenvolveu o resto sozinho, o que faz dele um grande lutador, comparável ao seu rival Ryu. Talvez ele só tenha perdido para Ryu no Third Strike (o último da série) por ter se dedicado mais à sua vida pessoal, sua mulher e seu filho. No Alpha 2 (que se passa cinco anos antes de SF2 e um ano depois de SF1), Ken vence um Ryu convencido e confuso pelo Satsui no Hadou, e o traz de volta ao caminho do aperfeiçoamento.

 

MAKOTO

 

 

O dojô de Makoto se chama Rindoukan, o que é uma referência ao Shotokan, talvez. Ela parece lutar uma arte parecida com o Shotokan, porém com movimentos mais soltos. Enquanto o estilo de Ryu e cia se parece com Shotokan em socos e chutes, contudo se diferencia por uma base mais alta e leve, o de Makoto é o inverso, lembrando por socos mais baixos e chutes tradicionais de karatê, contudo com muitos golpes muito mais estilosos do que um Shotokan permitiria.

RYU

Data de Nascimento: 21 de Julho de 1964
Altura: 175cm
Peso: 68kg
Medidas: Busto 110, Cintura 81, Quadril 85
Tipo sangüíneo: O
Local de Nascimento: Japão
Habilidade Especial: Pode dormir em qualquer lugar, Caminhada
Gosta: Youkan
Não gosta: Aranhas
Estilo de Luta: Artes Assassinas

 

 

Ryu aprendeu a lutar com Gouken, o seu pai adotivo. Apesar de não ter aprendido as killing arts, Ryu as manifestou assim como Akuma, pois apresentou uma estranha aptidão para o Satsui no Hadou. O anime SF Alpha Generations explora a escola de Goutetsu, e sugere que Akuma seja o pai de sangue de Ryu, e sua mãe seja Sayaka, a filha de Goutetsu, e o laço sangüíneo justificaria o Satsui no Hadou em Ryu. Esse pode bem ser o motivo, como também pode não ser.

Mais tarde, Ryu as deixou de lado, e desenvolveu a sua arte marcial num caminho diverso do de Akuma. Em SF3 ele talvez já esteja poderoso o suficiente para enfrentá-lo, talvez não. Após perder para Oro no torneio ele começou um treinamento com o ancião, o que talvez adicione muitas técnicas diferentes ao seu modo de lutar num futuro distante.

Junto de Akuma, Ryu é o que mantém seu Shotokan do modo mais tradicional no decorrer da série Street Fighter, o que se reflete em seus socos com bases sólidas e chutes executados buscando a perfeição da técnica.

 

SAKURA KASUGANO

Data de Nascimento: 15 de Março de 1974
Altura: 158cm
Peso: 42kg
Medidas: Busto 80, Cintura 60, Quadril 84
Tipo sangüíneo: A
Local de Nascimento: Japão
Habilidade Especial: Falar inglês, cozinhar
Gosta: Aula do Ginásio, arroz branco
Não gosta: Matemática, jogar videogames com seu irmão
Estilo de Luta: Artes Assassinas

 

 

Sakura aprendeu a lutar quando ela viu Ryu (ela aprendeu a ser uma lutadora decente, como dar hadoukens e como imitar o shoryuken e o hurricane kick um ano depois de ver Ryu no torneio Street Fighter 1 Oo A Capcom realmente reconhece que Sakura é exatamente uma lutadora colegial prodígio devido a isso).

 

SEAN MATSUDA

Altura: 178cm
Local de Nascimento: Brasil

 

 

Sean é um aluno de Ken. É claro. Ele admira muito Ken e conseguiu impressioná-lo por um instante, quando finalmente o convenceu a treiná-lo.


  1. Voltar