Dicas para o Narrador

Área visada principalmente por Narradores iniciantes, tem muitas dicas e textos interessantes. É ótima até mesmo para os mais experientes!


Ideogramas

Às vezes um Narrador precisa de imagens de hanjis, kanjis ou outros ideogramas, principalmente numa crônica de Street Fighter. Portanto, agora fornecerei o máximo de símbolos que puder. Confiram abaixo o que eu já consegui:


Ninja e Dim Mak

Muitos já devem ter ouvido falar que certos ninjas possuem a habilidade de atingir os pontos vitais e ferir drasticamente oponentes, e certas fontes até mencionam o termo "Dim Mak". Em SF RPG, o estilo ninjitsu não pode aprender o Dim Mak apresentado no livro básico, e isso pode ter causado o espanto de alguns.

Lendo a página 52 do romance NINJA, de Eric van Lustbader (uma ótima leitura para inspirar aventuras fora da arena, bem ao estilo de SF e filmes de artes marciais), concluí que talvez não seja bem assim. Ele diz: "(...) Mas cada ryu, isto é, escola e, no caso dos ninja, clã, especializava-se em diferentes formas de combate, espionagem, costumes, etc. Por exemplo, o ryu Fodo era conhecido por seu trabalho com várias espécies de pequenas lâminas escondidas, o Gyokku era especialista em usar o polegar e o indicador nos centros nervosos do corpo em combates corpo a corpo, os Kotto especializavam-se em quebrar ossos, outros usavam o hipnotismo, etc (...)."

Isso parece indicar que eram apenas ataques dirigidos aos nervos a fim de inutilizá-los, como um Wounded Knee, e são representados por manobras como Boshi-ken e Shikan-ken, ou a própria Wounded Knee. O Dim Mak é muito diferente disso, consistindo em acertar rotas de fluxo de Chi e prejudicá-las, causando assim dor, dormência, doenças e até mesmo a morte. No mundo de Street Fighter vemos vários ninjas, como os clássicos (Geki e Ibuki) e alguns mais exóticos e modernos (Guy e Vega), mas nenhum deles possui algo parecido a um "Toque da Morte". Gen usa isso em SF Alpha 2 e 3, e até é mencionado que seu estilo é direcionado para a morte.


Onde situar sua Crônica?

A seguir teremos indicações dos principais cenários de Street Fighter e dicas sobre como usá-los em suas crônicas. Também falarei sobre até onde são aproveitáveis e sobre como encaixá-los.

Street Fighter 1 (1987): o primeiro game de luta com seis botões (e um dos únicos) não é um cenário muito bom ou amplo. Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen e Birdie são ótimos personagens, mas isso acontece porque foram desenvolvidos nos games futuros. Esse cenário é ótimo para começar uma crônica. Talvez com os personagens (ou seu mestre) lutando no torneio e perdendo feio ou algo do tipo. Crônicas que começam aqui seriam melhor concluídas no cenário Alpha, ou ainda no ótimo SF2.

Victory: Mudando um poucoStreet Fighter Alpha (1988 a 1990): essa série foi muito bem desenvolvida, dando um novo passado para a escola de Goutetsu e para os outros. Ela tem personagens ótimos e profundos. Sua história também é boa, terminando no ataque à Shadaloo em 1990. Ela é boa para começar uma crônica que terminaria no SF2, com a derrota final de Bison. Pra terminar crônicas ela também é boa, mas nada supera o SF2.

Street Fighter 2, 4 e V (1991 a 1994): o ponto mais alto de SF, tanto em popularidade como em história. Apesar dos personagens não serem tão desenvolvidos, todos têm personalidades fortes e são carismáticos. Tanto que até hoje são os que mais são lembrados. Esse é um ótimo momento para terminar uma crônica, pois aqui há um Torneio dos Guerreiros Mundiais de alto nível, além da queda da Shadaloo. Também pode-se começar uma crônica aqui e terminá-la aqui, como é o RPG. Com certeza, aqui é o melhor cenário.

Street Fighter EX (1991~): esse é apenas uma remake do SF2 com novos personagens. Todos os novos são muito bons, tendo o seu ponto alto em Kairi, Garuda e Pullum Purna. Servem apenas para serem incluídos no SF2, como novos Guerreiros Mundiais.

Street Fighter 3 (1996 a 1997): aqui acaba a história de Street Fighter. Ou pelo menos parou nesse ponto. Também tem um bom cenário, mas não é bom para se começar crônicas, pois aqui é o ponto final da história SF. Muitas coisas são concluídas, como Ryu, que enfim vence Ken e encontra um novo mestre. Já Ken, arruma um aluno. Essa é a despedida dos Guerreiros Mundiais. Mas preste atenção: se for usar esse cenário pra finalizar uma crônica já começada antes (em outros cenários) terá que fazer um torneio descontraído, para divertir a todos, ou então fazer com que algum dos personagens atuais (Gill, ou mesmo Urien, Oro ou Alex) tenha alguma ligação com fatos do passado dos personagens e só agora isso seria explicado. Com isso, teriam grandes batalhas.

Todas as séries: Assim como fiz em Conspiração Total, uma ótima opção é não se basear em somente uma história de SF, e sim em toda a série, indo de SF1 a SF3. Com isso, você pode mudar os lugares dos personagens, como eu, que fiz os dos EX terem contato com os jogadores só no SF3 - e Garuda era o grande vilão que estava por trás de tudo desde o começo. Essa é uma ótima opção, mas o Narrador tem sempre que "fingir" que uma batalha final está acontecendo, senão os jogadores se cansarão de nunca chegarem ao seu destino (pois uma crônica assim geralmente é muito longa - passando-se em mais de 10 anos no jogo). SNK VS Capcom: Um cenário que dá muito certo!Como em Conspiração Total, onde derrotaram a Yakuza de Tóquio, depois a Shadaloo e enfim tiveram a batalha final contra Garuda.

Street Fighter 2 Victory: essa ótima série é um outro grande cenário! É boa para quem quer mudar só que não quer largar os Guerreiros Mundiais de SF. Ela traz uma nova profundidade para os poderes de Foco, além de mudar os personagens e o mundo - que é mais parecido com o nosso. Vega tem a hipnose dos ninjas, Dhalsim tem Dim Mak e muito mais! Com certeza é uma ótima opção para variar um pouco.

Crossover: há muitas boas adaptações aqui e várias podiam servir para uma crônica junto com os Street Fighters. Com a chegada de SNK VS Capcom, as adaptações de South Town são as mais sugeridas. Também há a X-Men e Marvel VS Street Fighter, para séries um pouco mais diferentes e épicas. No entanto outras também combinam, mas as melhores são mesmo de games. Algumas, não precisam ser parte importante do cenário, mas uma simples adição (como colocar o Clube da Luta de Tyler Durden no cenário). É sempre bom surpreender os jogadores!

Eu vou parando por aqui. Espero que tenham curtido a matéria, mas espero mais ainda que ela tenha sido útil. Faça os preparativos e... Let's rock! (Jun, mals ae pelo plágio... ^_^)