A Cidade Proibida de Kowloon

Kowloon é um distrito de Hong Kong, na China, e significa “Nove Dragões”, representando os oito morros que circundam Hong Kong mais o nono dragão, o imperador Chinês. Tem mais de 400 mil habitantes em uma área de 10Km2. Conhecida no restante da China como A Cidade Proibida de Kowloon, ela é uma das mais curiosas anomalias urbanas da humanidade.

Kowloon fica situada na principal península de Hong Kong e é considerada uma das zonas mais densas do planeta. Outrora uma fortificação militar utilizada pelos chineses para espionar o avanço inglês na Ásia, a cidadela de Kowloon foi construída cercada de grandes muralhas, o que muitas vezes lhe traz o apelido de Castelo de Kowloon. As muralhas, e a própria cidadela, foram parcialmente destruídas durante a segunda Guerra Mundial, quando o Japão invadiu a fortaleza. Este e outros conflitos externos e internos tornaram a cidadela miserável e deixaram-na caindo aos pedaços.

Com suas muralhas parcialmente destruídas, a Cidade da Sombra tornou-se um refúgio certo para bandidos, saqueadores e viciados em ópio, pois a polícia de Hong Kong não se atreve a entrar na cidadela. Em uma terra sem lei, os mais fortes ditam como se deve viver, e as Tríades chinesas, um sindicato do crime de Hong Kong, tomaram conta do lugar.

Anos mais tarde o governo chinês tentou intervir e conseguiu diminuir e muito as forças das Tríades na região, o que favoreceu o surgimento de sindicatos menores, sob influência de outros chefões do crime. O Mercado Negro se tornou a principal fonte de renda da cidadela, bem como clínicas médicas e odontológicas clandestinas. A população da cidade aumentou vertiginosamente, embora o espaço físico continuasse o mesmo, o que acabou tornando a cidade um labirinto de ruas, becos e vielas. Nem mesmo um crescimento vertical foi possível, devido a limitação máxima de prédios de 14 andares, por causa de um aeroporto próximo da cidadela, o que contribui para um total caos arquitetônico e estrutural.

A Kowloon real foi destruída em 1993 por decisão unânime entre o governo da China e do Reino Unido. Mas Street Fighter 2 acontece em 1993…

Sobrevoando Kowloon

Kowloon em Street Fighter

Quem não se lembra dos apuros passados por Ryu, Ken e Chun Li ao visitarem a cidade de Kowloon, no anime Street Fighter 2 Victory? Pois bem, quem viu os 3 episódios que compreendem a visita do trio à Cidade Proibida (episódios 3, 4 e 5) deve se lembrar bem de algumas características da cidade no mundo dos Street Fighters, as quais reproduzirei a seguir.

Kowloon é um distrito sombrio de Hong Kong. A energia elétrica precária faz com que um vôo de helicóptero nos mostre uma cidade imersa em sombras, rodeada pela iluminada Hong Kong. Muralhas parcialmente destruídas e grades cercam a cidade para proteger os habitantes dos outros distritos e dificultar a entrada e saída da cidadela. Dentro das muralhas, muita destruição, miséria violência.

A Kowloon de Street Fighter é muito semelhante a Kowloon da década de 80, com arquitetura caótica, miséria e violência. A eletricidade, saneamento básico e água potável são um luxo para poucos. Os chefões do crime, como o Mandarin de Kowloon, dominam o Mercado Negro e o circuito de lutas na região.

Ah o Circuito de Lutas. Em um lugar onde a miséria e a violência imperam, somente os fortes sobrevivem, fazenco com que o street fighting seja o esporte mais popular por aqui. Lutas acontecem por todos os cantos. Qualquer beco pode tornar-se uma arena, desde que exista dois lutadores com ânsia por pancadaria. As lutas de Kowloon não tem nada a ver com as honradas batalhas asiáticas, ou com as glamourosas batalhas européias. Uma luta à moda de Kowloon é uma luta até as últimas consequências, muitas vezes por rixas entre gangues e acabando com a morte de um dos lutadores.

Não existem heróis em Kowloon. Se a cidadela já não tivesse apelidos demais, eu colocaria mais um: a Cidade sem Heróis. Kowloon é dominada por diversas gangues e facções como os Hockers, os Dragões Voadores e o Mandarin. Heróis nem mesmo são bem vindos na cidade, sendo perseguidos por todos até que deixem suas muralhas ou morram. Mas se fosse fácil não teria graça, não é?

Aventuras em Kowloon

Aventuras em Kowloon

Há diversas maneiras de inserir o Inferno de Hong Kong em suas crônicas. A mais básica delas é a que foi vista no anime, onde Ryu, Ken e Chun Li vão para lá em busca de brigas mesmo. Sim, Kowloon é uma cidade apinhada de desafios, isso sem falar no famoso Torneio de Kowloon que há muito tempo tem como único vencedor o campeão Tamude.

Outras formas de usar Kowloon incluem:

  • os personagens são membros da Interpol, Delta Red ou outra organização que combata a Shadaloo. É sabido que o Mandarin de Kowloon tem ligação com a organização de Bison e seria uma boa investigar o famoso empresário e chefão do crime. Quando souberem que é ele que está por trás do Torneio de Kowloon, ficará mais fácil deduzir onde procurá-lo.
  • um ente querido dos personagens foi sequestrado ou se meteu em encrencas, indo parar em Kowloon. Os personagens terão de adentrar em uma cidade que nem mesmo a polícia de Hong Kong ousa entrar para resgatar seu companheiro. Lá dentro irão se meter em confusão com as gangues locais e terão de vencer Tamude no Torneio de Kowloon para reaver seu amigo.
  • os personagens fizeram a besteira de colocar Empresário 1 na ficha de personagem? Ok, eles tem um sujeitinho incompetente e desatento como empresário. O sr. inútil lhes conseguiu inscrições para um torneio iniciante em um certo distrito de Hong Kong…