Honra: O Código do Street Fighter

Street Fighters vivem e lutam em um mundo duro, sem tréguas. Na arena de torneio, um Street Fighter deve focalizar toda sua atenção no oponente; ele não tem tempo para se preocupar com assassinos na multidão ou outros tentando interromper a luta. A excitação de vencer um combate pessoal é tudo para um Street Fighter — qualquer um que tente interferir, interrompendo uma luta ou ferindo um lutador, vai enfrentar a fúria de ambos.

Por esta razão, é razoavelmente seguro lutar com um inimigo não tão virtuoso na arena. Todos sabem que, se houver traição, aquele que a causou vai sofrer por isso — seja pêlos punhos dos lutadores ou por boicotes. Portanto, todos os Street Fighters pelo menos fingem dar valor à honra.

Honra é mais do que um código aplicado para a segurança dos lutadores. É o guia no caminho para o auto-aperfeiçoamento. É o código que leva à sabedoria — que, em troca, permite a um lutador se elevar acima do meramente físico, atingir a perfeição da forma e transcender as fronteiras do mundo.

Um exemplo de Código de Honra que pode ser seguido pelos personagens jogadores pode ser visto neste post: O Código Bushido.

Ryu - exemplo de guerreiro honrado

Quebrando o Código

 Poucos Street Fighters até mesmo consideram quebrar o código; as repercussões podem ser vastas. Um lutador que quebra o código envia para o mundo uma mensagem, dizendo que ele é desonrado, indigno de entrar no ringue com lutadores de verdade. Além disso, ninguém irá tratá-lo com respeito ou confiar nele dali em diante. Ele pode se ver atacado por bandidos em um beco ou chutado para fora de certos pontos de encontro de lutadores. Se estiver com problemas, poucos vão levantar um dedo para ajudá-lo — afinal, se ele não precisa de um código de honra, então ele também não precisa de amigos. Essa é a lógica.

Contudo, alguns lutadores se safam aprontando mais do que outros. Ideais à parte, é um mundo duro, e alguns estão dispostos a aceitar traições em troca de dinheiro ou favores. Este tipo de atividade, dizem os mais sábios, sempre dispara pela culatra no fim, devolvendo ao transgressor dez vezes mais dor do que ele causou.

Vega é um exemplo de um homem honrado na arena, mas fora da arena não existem regras — se ele tem um contrato de assassinato contra você, vai tentar cumpri-lo de qualquer jeito. Esta é a honra do ninja.

Balrog se importa apenas com fama e glória, e seguirá a honra apenas até onde ela ajudá-lo a conseguir estas coisas. Se ele sente que uma multidão irá aplaudir golpes cruéis e desonrados, ele os usará. Além disso, ele não se importa se seus empresários se dedicam ao crime organizado, desde que ele fique em evidência.

De fato, da maneira que ele vê o mundo, qualquer coisa feita para ficar em evidência é válida. Os fins, não os meios, são importantes. É claro, Bison quebra as regras o tempo todo…

Esta é a razão pela qual M.Bison deve ser detido. Existe algum lutador à altura do desafio? Porém, não cometam erros. M. Bison não precisa de tais táticas para esmagar um oponente. As habilidades dele são mais do que consideráveis, mesmo sem distração.

Akuma - exemplo de guerreiro desonrado

Renome: Honra

Honra representa a moral do personagem dentro e fora da arena. Um personagem com Honra alta provavelmente será tratado com cortesia e respeito, enquanto um personagem com Honra baixa será desprezado, ignorado ou temido, dependendo de quão formidável ele é.

Honra sempre é concedida pelo Narrador, que tem a palavra final sobre quanto o personagem ganha ou perde. Contudo, Honra nunca pode cair abaixo de O ou subir acima de 10.

Honra é essencial para um Street Fighter. Um personagem com esperanças de se tornar um Guerreiro Mundial deve se manter honrado. Os honrados Guerreiros Mundiais não toleram mais comportamento desonrado dentro e tora de uma luta, Eles não dão boas vindas a recém-chegados que lutam sem honra. Leia também o excelente artigo de Victor Rocha, O Caminho da Iluminação.

Benefícios da Honra

A Honra traz paz interior, que oferece a um Street Fighter diversas vantagens. Quanto mais alta a Honra, mais harmónico o corpo daquela pessoa se torna.

Conforme um Street Fighter se torna mais e mais harmonizado e em sintonia consigo mesmo, seus processos corporais se tornam mais eficientes. Esta harmonia interior permite que um lutador recupere seu Chi e sua Força de Vontade mais rapidamente, Honra determina quão rapidamente um personagem recupera Chi e Força de Vontade. Ao final de cada combate, o personagem rola seu nível permanente de Honra (dificuldade 6). Cada sucesso capacita o personagem a recuperar um dos seus pontos de Chi ou Força de Vontade gastos (até o seu nível máximo).