M. Bison

M. Bison




Altura: 1.82m
Peso: 112kg (96kg em SF Alpha , 80kg em SF2 e SF4)
País: Tailândia
Nascimento: 17/04/1940? (provável, quase 50 anos em SF2)

A comunidade internacional de inteligência sabe de Bison desde a metade dos anos 60, quando ele trabalhava para um mercenário russo. A juventude de Bison foi marcada pela violência quando seu comando mercenário fazia missões no sudeste asiático para a União Soviética. As bases de sua arte marcial foram aprendidas de um mestre tailandês (ou seria uma bruxa italiana?) o qual foi assassinado por Bison mais tarde, para que fosse o único detentor daqueles conhecimentos.

Após a guerra do Vietnã, Bison foi trabalhar para o exército tailandês. O seu treinamento militar na KGB o fez indispensável para o exército tailandês, permitindo Bison ganhar terreno aos poucos, até que em 1971 se declarou o imperador da Tailândia. Mas, em 1973, a população não agüentava mais a sua ditadura e opressão. Uma revolta popular acabou com sua ditadura. Entretanto, Bison e seus servos mais próximos conseguiram escapar para uma ilha desconhecida na costa oeste da Tailândia: Mriganka.

Em Mriganka, Bison começou outra maratona pelo poder, desta vez da estaca zero. Lembrou-se de seus dias de mercenário e seus laços com a Shadaloo, organização por onde obteve ilegalmente armamentos. Bison reatou a sociedade com a Shadaloo e começou a usar de seu apoio novamente. Durante as explorações em Mriganka, os homens de Bison encontraram alguma coisa que mudaria a vida de Bison para sempre.

O achado é um mistério e existem várias histórias a respeito. Alguns dizem que na esperança de que havia encontrado uma mina de plutônio em uma caverna, Bison teria descoberto fragmentos de um meteoro enorme que caiu na ilha há muito tempo atrás e que ele mudou muito Bison após o contato com o meteoro. Algumas histórias ainda adicionam que ele teria esculpido o meteoro radioativo em formato de uma cabeça de águia, fazendo-o se passar por uma simples estátua em seus aposentos. Mas claro, podem ser apenas histórias. Ou não.

O fato é que Bison obteve imenso poder após esta descoberta misteriosa. Aprendeu a amplificar seu Chi usando esta energia. Ele demonstrou também uma variedade de poderes psíquicos (Psycho Power). E não foi só isso: sua mente criminosa mudou e sua megalomania cresceu a uma escala cósmica. Ele começou a querer controlar todo o tipo de fonte: humana, natural e mística. A sua megalomania inclui a obsessão pelo controle de vários lugares místicos pelo mundo, a exemplo das terras de T. Hawk no México, e derrotar os mais poderosos lutadores, como o grande sensei Gouken. Ele também investiu milhões em pesquisas científicas que permitissem amplificar seus poderes, incluindo um projeto de arma de destruição em massa chamado Psycho Drive.

Crônica em Street Fighter Alpha: A busca de poder de Bison ganhou como aliada a Shadaloo. Com seus poderes recém-despertados Bison rapidamente tomou o controle do império criminoso e transformou no sindicato global de hoje, convidando diversos Street Fighters desonrados a se juntarem à ele, como Vega, Balrog e até mesmo o ex-campeão mundial, Sagat. Bison também usou seus poderes para forçar líderes políticos de todo o mundo para que as Nações Unidas reconhecessem Mriganka como país independente, garantindo assim ao exército de Bison imunidade contra as ações da polícia internacional (Interpol).

Toda essa ação criminosa chama a atenção de Chun Li, detetive da Interpol que teve o pai assassinado pela Shadaloo, mas que não tinha força para derrotá-lo só e de Nash, um soldado americano que descobriu corrupção mesmo dentro do serviço militar e decidiu agir por conta própria, juntando-se com Chun Li e sacrificando-se para destruir Bison e o laboratório onde estava a fonte de seu poder ilimitado, não sem antes ele conseguir transferir parte de sua alma para Rose, como um plano B que viria a ser sua salvação.

Ao mesmo tempo, diversos outros Street Fighters honrados travavam suas lutas pessoais contra a Shadaloo em diversas bases, como Honda, Zangief e R. Mika que destroem uma base na Rússia, e Blanka, Sakura e Dan que destroem outra base no Brasil. Nesta época, devido ao imenso poder de Bison que estava destruindo o seu corpo, estavam em andamento em um laboratório secreto da S.I.N, a divisão de armas da Shadaloo, diversas pesquisas para gerar um novo corpo perfeito para Bison, que teriam gerado experimentos como Abel, bem como Cammy e as Dolls.

Crônica em Street Fighter 2: Bison ressurge dos mortos aparentemente menor e mais fraco, física e psiquicamente, em um novo corpo criado pela Shadaloo para ele às pressas. Para eliminar com todos seus inimigos de uma só vez, decide organizar o segundo torneio mundial dos Street Fighters, na base da Shadaloo na costa tailandesa.

Movidos por diversos motivos, os melhores lutadores do mundo aceitam o convite de Bison. O torneio se desenrola mostrando que Guile ou Chun Li o enfrentariam na final, mas o inesperado Akuma surge e enfrenta Bison, assassinando-o na frente de todos, encerrando abruptamente o torneio. Com o assassinato de Bison, a Shadaloo começa a ruir rapidamente e em 2 meses ela vira uma triste lembrança.

Crônica em Street Fighter 4: ao que parece Bison havia previsto que poderia ser derrotado no torneio com seu corpo mais fraco e antes de morrer nas mãos de Akuma transferiu sua alma para o clone de número 15, que mais tarde seria chamado de Seth. Sob controle de Bison (mesmo sem saber), Seth transformou a SIN de uma divisão criminosa para uma potência bélica mundial, investindo pesado em novas pesquisas de clonagem e controle mental para que, tão logo pudesse, Bison assumisse um novo corpo que, embora não fosse tão forte quanto seu original (SF Alpha) já era melhor que a última versão.

Com este novo corpo Bison volta dos mortos para tomar de volta seu império, derrubar os tiranos Seth e Juri, recuperar suas Dolls e finalmente aniquilar seus inimigos. Para isso, entra no torneio de Seth promovido na Índia e derrota-o sem que nem mesmo os demais lutadores percebam, pois estavam ocupados com outros clones de Seth. Vega sob comando de Bison manda explodir a base o que não derrota seus inimigos, mas que acaba com parte do problema (Seth).

Crônica em Street Fighter 5: Bison chama FANG para o lugar do desertor Sagat, além de perder Birdie em suas fileiras. A Shadaloo já viu dias melhores mas Bison prepara a sua última investida contra a humanidade com sua nova operação CHAINS, um ambicioso projeto que levará satélites em órbita que servirão para aumentar os poderes de Bison, ao mesmo tempo que reativa novamente o projeto das Dolls. Será que desta vez conseguirá o que quer?

Aparência: Bison é de média altura, mas ainda é um homem muito imponente. Ele veste a variedade de uniformes militares soviéticos da Shadaloo, sempre com uma capa sobre ele. Seus cabelos são negros e seus olhos brilham com duas chamas psíquicas azuis. Sua idade é desconhecida, mas aparenta algo em torno de 40 e poucos anos. Em Street Fighter 5, seus cabelos brancos já denotam se aproximar dos 50, ou estaria o corpo do clone envelhecendo mais rapidamente?

Interpretando M. Bison: Poder é a única coisa que importa. Você ama o poder. Ele pode lhe trazer emprego ou sadismo para as pessoas do mundo, e você revela isto provocando a miséria. Você usa o poder para esmigalhar os espíritos e a moral das pessoas do mundo. Você controla completamente qualquer pessoa que encontra, e você fará o mundo ser do jeito que você quer. O mundo deve estar preparado para o seu destino próximo.

Lema: Você não é páreo para meu Psycho Power!

bison-sf5

Psycho Power de Bison

O misterioso poder de Bison é chamado de Psycho Power, representado em regras por um antecedente único de mesmo nome, criado por fãs, uma vez que na época de criação do RPG, no auge de SF2, não tinha-se muitas informações a respeito.

Durante a saga de Street Fighter Alpha e do anime Street Fighter 2: Victory entende-se que o poder de Bison está intimamente ligado a um fator externo, como se ele tivesse recebido estes dons de um objeto ou ao menos tivesse amplificado eles através de uma máquina, chamada de Psycho Drive. A destruição do Psycho Drive no final da saga de Street Fighter Alpha revelariam o motivo pelo qual seus poderes psíquicos não são tão poderosos nas fases seguintes, e parte do motivo de sua derrota nesta saga é devido à destruição do mesmo, o que teria sobrecarregado seu corpo com muita energia psíquica.

Algumas fontes, ditas oficiais, indicam que as ombreiras de Bison serviriam de canalisador de Psycho Power. O Narrador decide se isso é verdade (e consequentemente um ponto fraco) ou não na sua crônica.

Bison como NPC

Bison é o principal e mais icônico vilão da série Street Fighter e certamente os Narradores têm muitas ideias de como utilizá-los em suas crônicas. Sob comando da Shadaloo, um grande império criminoso global, Bison raramente se envolve em conflitos diretamente, sempre tendo diversos capangas e generais a seu serviço, entrando na luta somente em casos extremos como os grandes guerreiros mundiais que querem vê-lo morto como Chun Li e Guile.

É importante entender que ao contrário dos demais personagens que participaram de várias sagas como Ryu e Sagat, Bison não está em uma evolução constante, uma vez que trocou mais de uma vez sua mente entre diferentes corpos, incluindo clones seus inacabados. O seu real poder, e consequentemente real corpo, é o de Street Fighter Alpha, onde possui poderes amplificados pelo Psycho Drive e até mesmo uma musculatura muito mais desenvolvida.

Oficialmente nunca foi decidido o que significa o “M” no nome de Bison. Em algumas obras é citado como Master (mestre) ou Mister (senhor) Bison. Como o nome é herdado de Mike Bison, o antigo nome de Balrog (em paródia a Mike Tyson), o “M” acabou perdendo o sentido com o passar do tempo.

Bison como Sensei

Bison é o único mestre conhecido do seu estilo de luta chamado Ler Drit, uma mistura de Forças Especiais com poderes psíquicos, o chamado Psycho Power. Como é um estilo extremamente perigoso e desonrado, não recomenda-se ao Narrador que permita aos jogadores terem acesso aos ensinamentos de Bison, mas sabe-se através de fontes não oficiais que ele teria treinado um ou outro lutador nas suas artes das trevas, como Lady Death e um tal de Soojin.

* Fontes: este é um personagem oficial da White Wolf, mas como sua história original apenas contemplava a saga de Street Fighter 2, e ainda assim cheia de fillers, foram usadas nas suas planilhas e histórias elementos do The Street Fighter Plot Canon Guide, dos mangás da Udon e de acontecimentos in-game de todos os games da série exceto SF1, onde Bison não participou.

bison-mata-nash

Guerreiros Mundiais


Sensei